Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Energia Boa: programa destrava investimentos e beneficia 48 hidrelétricas em Santa Catarina

Foto: Divulgação/Governo de SC

Por: Gabriel JR

18/08/2025 - 05:08 - Atualizada em: 18/08/2025 - 05:58

Considerado o maior projeto estadual de fomento à geração de energia limpa do país, o Programa Energia Boa transformou o setor elétrico catarinense ao destravar investimentos privados e beneficiar pelo menos 48 usinas hidrelétricas em menos de um ano em Santa Catarina. O Programa, que integra diversos órgãos do Governo do Estado, já contabiliza 150 projetos cadastrados que juntos têm potencial para dobrar a capacidade de produção de energia no ramo de PCHs/CGHs. Ao incentivar a construção de usinas de energia elétrica, o Estado garantirá a geração de cerca de 20 mil empregos, bem como a criação de novos negócios.

“O Programa Energia Boa é pioneiro no Brasil e por isso virou referência também para outros estados. Com o Programa, o setor energético ganhou a importância que merece. Destravando esses investimentos, vamos garantir mais oferta de energia para que as empresas possam se expandir e gerar milhares de empregos. E tem mais, Santa Catarina produz todos os equipamentos necessários para construir uma PCH ou CGH. O que acaba trazendo uma grande movimentação também para o setor industrial catarinense”, explica o governador Jorginho Mello.

Programa já beneficiou 48 projetos de PCHs e CGHs

Desde o seu lançamento em 2024, o Energia Boa contabiliza 150 projetos cadastrados, sendo que 48 deles já receberam auxílio do programa. Entre as beneficiadas estão usinas em fase de construção e em fase de projeto. O desempenho positivo é resultado da integração de órgãos do Governo do Estado, como IMA, Celesc, Jucesc, Badesc, BRDE e secretarias de estado, que atuam para priorizar a análise de liberações e autorizações públicas.

“Uma das frentes do Programa Energia Boa é dar agilidade a processos administrativos para permitir a liberação mais rápida desses empreendimentos. Assim, licenças, outorgas e declarações, entre outros documentos necessários para iniciar e avançar as obras, estão sendo emitidos com mais rapidez. Ou seja, o Governo do Estado está garantindo mais eficiência e menos burocracia para os empreendedores”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

A maioria dos projetos cadastrados é do Planalto Serrano (65) e Grande Oeste (56). Ambas as regiões possuem importante potencial hídrico. Isso permite a elaboração de diversos projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) para produção de energia limpa e distribuída.

Novas subestações vão ampliar infraestrutura de energia

O Programa prevê que a Celesc construa seis novas subestações e 225 km de linhas de transmissão. O investimento, realizado pelo Governo de Santa Catarina, é de R$ 572 milhões. O aumento da infraestrutura busca interligar as usinas que estão cadastradas no Programa com a rede elétrica catarinense. Assim, fazendo a energia chegar a milhares de consumidores. As subestações ficarão localizadas em Lages, Painel, Campo Belo, Urubici, Matos Costa e Rio do Campo.

“O Programa Energia Boa representa um avanço estratégico para o setor elétrico catarinense. Ao executar a missão dada pelo governador Jorginho Mello, a Celesc cumpre seu papel de ampliar e modernizar a infraestrutura do Estado, com novas subestações e linhas de transmissão que irão viabilizar a conexão das usinas à rede. Essa entrega fortalece a matriz de energia limpa, estimula o desenvolvimento regional e garante mais segurança e confiabilidade no fornecimento de energia para a população e para os empreendedores de Santa Catarina”, afirma Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.

Foto: Divulgação/Governo de SC

João Alderi do Prado, presidente da Creral, cooperativa de energia que está investindo em quatro novas hidrelétricas no estado, defende a efetividade do programa.

“O Energia Boa vai viabilizar a conexão de muitas usinas, então ele veio em boa hora. O Governo do Estado teve uma visão de desenvolvimento quando fez o programa. Para nós é importante porque nossas usinas ficarão conectadas na subestação que vai ser implantada e na linha que vai ser implantada”, destaca.

Um dos projetos da Creral é a PCH Santo Cristo, construída entre os rios Pelotas e Pelotinhas, no limite municipal de Lages e Capão Alto, no Planalto Serrano e junto à divisa com o Rio Grande do Sul. O planejamento inicial era levar a energia para o estado gaúcho, porém o Energia Boa atraiu o projeto para Santa Catarina.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação