Encontros da Avevi são realizados na Câmara jaraguaense

Por: Áurea Arendartchuk

22/10/2021 - 14:10 - Atualizada em: 22/10/2021 - 16:00

 

A Câmara de Jaraguá do Sul recebeu duas reuniões da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) nesta semana. A primeira foi na tarde de quinta-feira (21) com a Diretoria Executiva e o Conselho Consultivo da entidade e vereadores da região. Estiveram presentes o presidente do Legislativo jaraguaense, Onésimo Sell (MDB), a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) e Rodrigo Livramento (Novo), além do presidente da Avevi, vereador de Corupá Lairton Muller (MDB), o vereador de Guaramirim Nilson Bylaardt (MDB), Everaldo Coelho (PRTB) de Schroeder e Matias Tomczak (DEM) de Guaramirim.

No encontro, foram discutidas as ações da Associação para os últimos meses de 2021, como os preparativos para a Semana de Ética e Cidadania que é promovida todos os anos pela Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Avevi. Este ano o evento acontece entre os dias 25 e 28 de outubro na Escola José Duarte Magalhães, no bairro Barra do Rio Cerro em Jaraguá do Sul. As palestras e atividades são voltadas aos alunos do 2º ano do Ensino Médio.

Além desse evento, a Avevi também programa para o dia 26 de outubro, junto à Comissão de Direito Eleitoral da 23ª Subseção da OAB/SC, a palestra “Narcisismo Político: O pavão eleitoreiro e o princípio da vedação da promoção pessoal”, com o professor da Univali, Dr. Alexandre dos Santos Priess. A palestra ocorre no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), às 19 horas, e tem entrada gratuita.

Também foram discutidas no encontro as demandas da região do Vale do Itapocu junto ao Governo Estadual encampadas, principalmente, pelo Colegiado da Mulher Vereadora. Os pleitos são a criação da Casa Abrigo para mulheres em situação de violência doméstica e a Central de Libras, que seria administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) e pretende atender aos surdos e mudos das cidades da região.

Reunião das vereadoras

Na manhã desta sexta-feira (22), o Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi também se reuniu para discutir pautas do órgão. As vereadoras de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello e Sirley Schappo (Novo), de Corupá, Bernadete Hillbrecht (PSD), de Schroeder, Ana Cláudia de Oliveira (MDB), e a de Guaramirim, professora Maria Rosana Franz (PSD) definiram que o regimento do Colegiado será elaborado neste ano e apresentado aos demais vereadores, entes públicos e imprensa no início de 2022.

O regimento deve conter os regramentos para a atuação do Colegiado no auxílio às mulheres da região e ao combate à violência doméstica, assim como regras para a eleição da diretoria do órgão e outros dispositivos.

Também foram discutidas atividades que as parlamentares querem desenvolver com as escolas da região a fim de instruir os estudantes sobre temas relacionados à violência contra a mulher. Dois projetos debatidos foram a distribuição e debate do livro Maria da Penha em Miúdos, de autoria do Senado Federal, e o Maria da Penha vai às Escolas, que busca divulgar a lei nas unidades de ensino.

As vereadoras do Vale do Itapocu também trataram sobre o Outubro Rosa e todas apoiam a campanha da Rede Feminina: Amor Que Cabe no Peito

A próxima reunião do Colegiado da Mulher Vereadora deve ocorrer em novembro, na Câmara Municipal de Guaramirim, em data a ser definida.