Encontro Estadual de Vereadores é encerrado com palestra sobre educação

Por: Gabriel Junior

18/03/2018 - 06:03 - Atualizada em: 18/03/2018 - 19:58

Uma palestra sobre a situação da educação no estado de Santa Catarina fechou, na manhã de sexta-feira (16), a programação do Encontro Estadual de Vereadores, que reuniu, em três dias, mais de 400 vereadores e vereadoras de todas as regiões catarinenses no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. De caráter técnico, o encontro promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) tem o objetivo de contribuir com a qualificação dos legisladores municipais.

“A avaliação do nosso evento é bastante positiva. Enquanto diretoria da Uvesc buscamos sempre, nesses eventos, trazer palestras técnicas, palestras que vem capacitar o vereador e fortalecer o Legislativo municipal”, disse o presidente da entidade, Adelar José Provenci, vereador de Herval d´Oeste. A programação do evento incluiu palestras de representantes do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre outras. “A troca de informações e experiências é importante para que o vereador possa enfrentar os desafios do dia a dia em seu município, de modo que esteja preparado a exercer a função que o povo lhe delegou nas eleições”, acrescentou Provenci.

Na palestra do dia, o diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação (SED), Osmar Matiola, apresentou dados demográficos que mostram o decréscimo da população escolar na educação básica, além de indicadores de acesso e qualidade na área da educação e os programas que a SED desenvolve visando melhorar esses indicadores a partir do Plano Estadual de Educação. Na área da educação básica, que compete aos municípios, a secretaria tem estimulado os municípios a ampliarem a jornada escolar.

“Esse é o indicativo, em função da redução do número de alunos, inclusive, esse espaço no ensino fundamental pode ser ocupado facilmente com programas de ampliação da jornada escolar, aumentando a duração da permanência dos alunos na escola com programas de contraturno, reforçando as áreas em que os alunos têm mais dificuldade, como português e matemática, e inserindo outras atividades esportivas e culturais”, estimulou.

O deputado federal Jorginho Mello (PR/SC) passou pelo evento no início da manhã para cumprimentar os vereadores. Ele, que é o atual coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, fez um relato sobre o estado das principais rodovias federais no estado e sobre a cobrança de investimentos da União pelos deputados federais e senadores.

*Com informações da Alesc