Em Tubarão, projeto quer reduzir número de vereadores na Câmara Municipal

Proposta de emenda a lei orgânica aprovada nesta semana prevê redução de 17 para 15 vereadores. (Foto: camaratubarao.sc.gov.br)

Por: OCP News Criciúma

26/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 26/08/2020 - 10:43

Na última segunda-feira (24), os vereadores da Câmara Municipal de Tubarão aprovaram o projeto nº 002/2020, de emenda a lei orgânica do Município, que prevê a redução no número de vereadores na cidade de 17 para 15 parlamentares. A proposta foi aprovada, em primeira votação, por 15 votos favoráveis e dois contrários.

Para o autor do projeto, vereador João Gonçalves Fernandes, a cidade não precisa da quantidade de vereadores que tem. “Em 2008, aqui em Tubarão, eram apenas oito vereadore, ai houve a lei que permitia o aumento e ele aconteceu. Eu entendo que a Casa não precisa de 17 vereadores. Tenho três anos de mandato e tenho buscado essa redução em todos eles”, afirmou o parlamentar.

Com a redução de dois vereadores, o autor do projeto estima uma economia de R$ 4 milhões ao fim do mandato. “Eu acredito que Tubarão vai dar um passo inédito a nível estadual e até nacional, mostrando que nós queremos uma política nova, diferente e vamos dar o nosso gesto, mostrando que podemos fazer com menos e melhor”, completou Fernandes.

Antes de ser colocado para segunda votação, o vereador afirma que o projeto será amplamente discutido na Casa Legislativa. Em caso de uma nova aprovação, a proposta segue para sanção do prefeito. Para o vereador, a sanção irá acontecer. “O prefeito já foi vereador, já foi deputado estadual, presidente da Alesc e ele também ajudou a articular para que essa redução aconteça”, finalizou o vereador. Se a matéria for aprovada, já terá validade para as eleições realizadas neste ano.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul