Em telefonema de Putin, Lula reitera apoio à Rússia em negociações sobre Ucrânia

Foto: Pixabay/DimitroSevastopol

Por: Pedro Leal

10/06/2024 - 18:06 - Atualizada em: 10/06/2024 - 18:52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta segunda-feira (10).

As informações são do portal G1.

Putin expressou solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, antes de discutir a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Segundo o Planalto, Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, alinhado ao documento assinado pelo assessor presidencial Celso Amorim e pelo chinês Wang Yi, que ocupa a mesma função no governo Xi Jinping.

Durante a visita de Amorim a Pequim, em 23 de maio, Brasil e China assinaram uma proposição defendendo uma “resolução política” para a guerra entre Rússia e Ucrânia, que se arrasta há quase dois anos e meio.

O texto determina que a Rússia também precisa estar incluída na mesa de discussões sobre uma eventual proposta de paz entre os dois países, e que as negociações levem em conta os interesses russos.

A posição é oposta a de nações como Estados Unidos (EUA) e membros da União Europeia (UE), que defendem, assim como a Ucrânia, que qualquer proposta de paz deve começar somente depois de as tropas russas decidirem deixar o território vizinho.

A conversa também abordou cooperação econômica bilateral e governança global; Lula reforçou a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, que deve ser debatido no âmbito do G20, durante a presidência brasileira no bloco.

O Brasil permanece à frente do grupo que reúne as maiores economias do mundo até novembro deste ano.

Desde que assumiu, Lula tem defendido uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais.

Segundo o chefe do Planalto, é preciso fazer uma mudança que reforce o papel do organismo internacional como um espaço para prevenção e resolução de conflitos.

 

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).