Em sessão de posse, prefeito, vice-prefeito e vereadores de Jaraguá do Sul assumem os cargos oficialmente

Foto Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

01/01/2021 - 20:01 - Atualizada em: 01/01/2021 - 20:17

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos de Jaraguá do Sul tomaram posse dos cargos no fim da tarde desta sexta-feira (1º), em sessão solene na Câmara de Vereadores.

A cerimônia foi realizada presencialmente, mas o acesso ao local foi limitado a um convidado por eleito, imprensa, servidores da Casa e ainda os deputados federal e estadual Carlos Chiodini (MDB) e Vicente Caropreso (PSDB), representantes da região na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

A sessão foi aberta pelo vereador Onésimo Sell (MDB), que a conduziu como presidente por ter sido o vereador mais votado. Ele abriu a sessão pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19.

O presidente fez o juramento da posse, dizendo respeitar as constituições federal e estadual e a Lei Orgânica do Município. Em seguida, os demais parlamentares repetiram o compromisso e foram chamados para assinar o termo de posse.

Foto Divulgação/PMJS

A sessão continuou com a posse do prefeito reeleito Antídio Lunelli (MDB) e do vice-prefeito Jair Franzner (MDB), que também firmaram o compromisso legal e prestaram juramento.

Durante o momento aberto para os pronunciamentos dos vereadores, deputados, prefeito e vice, cerca de 700 pessoas acompanhavam a posse pela transmissão ao vivo nas redes sociais da Câmara.

Prefeito diz que segundo mandato é para “acelerar e melhorar”

“Esta não é uma posse como a que estamos acostumados”, disse o prefeito Antídio Lunelli, na abertura do seu discurso.

Por causa da pandemia, eventos como o desta sexta-feira sofreram diversas mudanças e adaptações foram necessárias, como o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.

“Agradeço à população de Jaraguá do Sul que me tornou o primeiro prefeito reeleito do município. Essa marca histórica aumenta o meu anseio de fazer ainda mais”, continuou o eleito.

“Tenho consciência de que de 2017 a 2020 alcançamos diversas conquistas. Tivemos coragem de fazer as mudanças necessárias. Enfrentamos duas grandes crises, a econômica e a de saúde pública, que teve reflexos em todos os setores como educação, desenvolvimento econômico e assistência social”.

“Quem se prepara com firmeza, com pé no chão e conhecimento, não só consegue superar as crises como sai fortalecido delas. Em plena pandemia demos continuidade a obras fundamentais para o futuro de Jaraguá do Sul. Conseguimos prestar atendimento e assistência à população.”

Foto Divulgação/PMJS

Para o segundo mandato, Lunelli disse que o objetivo é acelerar conquistas e melhorar os resultados.

“Podem ter certeza que a minha prioridade será fazer de Jaraguá do Sul uma cidade ainda melhor, com serviços mais eficientes, com mais qualidade de vida, mais oportunidade, mais desenvolvimento, mais inovação e menos burocracia. Com uma infraestrutura mais adequada”, declarou.

Lunelli também se dirigiu aos parlamentares, reconhecendo a conquista de cada um e destacando que, embora Executivo e Legislativo sejam poderes independentes, eles “podem e devem trabalhar juntos pelo bem coletivo”.

“Vocês terão em mim sempre um parceiro para as boas causas coletivas, para ações que preparem Jaraguá do Sul para um futuro ainda mais promissor”, afirmou.

Vereadores elegem Onésimo Sell para presidência da Câmara

Depois do discurso do prefeito Antídio Lunelli, a sessão continuou com a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o ano.

Com oito votos do total de onze, o vereador Onésimo Sell foi eleito para o cargo de presidente. A eleição de Sell contou com o apoio dos vereadores da base e de Ademar Winter (PSDB).

Os outros três votos foram dados à vereadora Sirley Schappo por Jeferson Cardozo (PSL), Rodrigo Livramento (Novo) e pela parlamentar.

Já a vice-presidência ficou com Maria Santin Camello (PP), que recebeu nove votos, e os cargos de primeiro e segundo secretários serão ocupados por Jonathan Reinke e Jair Pedri (PSD).

A primeira sessão ordinária foi marcada para 2 de fevereiro, uma terça-feira. Até lá, o Legislativo contará com duas comissões provisórias para o caso de algum projeto precisar ser votado antes da primeira sessão.

Para a comissão de Legislação, Justiça e Redação Final foram sorteados os vereadores Sirley Schappo, Jonathan Reinke e Anderson Kassner.

Para a comissão de Finanças e Orçamento, os sorteados foram Luís Fernando Almeida (PP), Osmair Gadotti (MDB) e Rodrigo Livramento. As comissões permanentes serão eleitas na primeira sessão do ano.

Telegram Jaraguá do Sul