O governador Jorginho Mello se reuniu com o Embaixador de Portugal no Brasil, Raimundo Carreiro Silva, durante sua primeira reunião de trabalho na manhã desta terça-feira (9) em Lisboa. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e Portugal, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de economia, educação, cultura e turismo.
No encontro, que aconteceu na residência oficial do Embaixador, foram discutidos diversos projetos de interesse mútuo, incluindo parcerias comerciais e intercâmbios culturais. O governador destacou a importância de estreitar os laços com Portugal, um país com o qual o Brasil compartilha profundas conexões históricas e culturais. Além disso, o estado catarinense tem fortes ligações com o país por conta da cultura açoriana do litoral. O dialeto, hábitos e costumes foram herdados pelos então colonizadores portugueses e que ainda estão presentes em vários municípios de Santa Catarina.
Também estavam no encontro os integrantes da comitiva catarinense com secretários de Estado, parlamentares de Portugal e representantes da empresa aérea TAP. O governador Jorginho Mello destacou os potenciais do estado para os líderes políticos portugueses.
“Quem conhece Santa Catarina se apaixona. É um estado pequeno no tamanho, mas de uma grandeza extraordinária. Somos um gigante no que representamos e isso precisa ser ecoado para fora do Brasil. Temos a melhor qualidade de vida, somos o estado mais seguro do Brasil e por aí vai. Essa nossa missão aqui em Portugal é para mostrar mais o nosso estado para a população desse país. Temos várias questões que estão ligadas culturalmente como a pesca e a cultura açoriana, tão evidente nas praias de Santa Catarina. Temos que estar mais próximos, e claro buscando novas parcerias e investimentos”, destacou o governador Jorginho Mello.
O Embaixador de Portugal, por sua vez, manifestou entusiasmo em colaborar com o estado, ressaltando o potencial de iniciativas conjuntas para promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico. Ambos comprometeram-se a continuar o diálogo e a buscar novas formas de cooperação que beneficiem tanto os cidadãos portugueses quanto os brasileiros.
“Apesar de ser brasileiro, Santa Catarina é um estado que ainda não conheço. Minhas próximas férias serão lá. E esse nosso encontro hoje serviu pra isso, unir mais, com muito potencial de parcerias. Sabemos que vocês se destacam em várias áreas e que estão na frente colocando o Brasil na vitrine para os visitantes estrangeiros. Estamos bem felizes com essa agenda de trabalho com a liderança do governo de Santa Catarina”, disse o Embaixador de Portugal no Brasil, Raimundo Carreiro Silva.
Santa Catarina conectada à Europa
O CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP, Luís Rodrigues, também participou da reunião. Recentemente a empresa confirmou a ligação direta com Santa Catarina na nova ponte aérea anunciada pela TAP Air Portugal.
“Só nos faz perguntar como é que demoramos tanto tempo a descobrir esse destino. Felizmente, o que aconteceu e as expectativas neste momento com aquilo que temos visto é que seja um dos melhores destinos do Brasil para a TAP e para nossos clientes. Faz parte da nossa missão trazer o Brasil à Europa e, particularmente, Santa Catarina, que tem feito um trabalho extraordinário na promoção desse destino. Eu acho que Santa Catarina, mostrando os indicadores que tem, não só serve o Estado, como também serve o Brasil”, reforçou o CEO da TAP, Luís Rodrigues.
“Eu não tenho dúvida que será um sucesso essa nova ligação com a Europa. Já é um sucesso vendo todas as passagens já vendidas nos primeiros vôos já confirmados aqui para Portugal. Queremos também levar o português, o europeu para visitar o nosso estado. Nossa missão aqui é plantar essa semente e mostrar mais nossos potenciais para o povo daqui. Vamos ser grandes parceiros e isso reflete no turismo e nos negócios. Estamos muito felizes que a TAP acreditou no potencial de Santa Catarina”, acrescentou o governador Jorginho Mello.
Ao final do encontro, o governador Jorginho Mello e o Embaixador de Portugal expressaram otimismo quanto ao futuro das relações entre o estado e Portugal, reafirmando o compromisso de trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns.