Em postagem no X, Janja ataca Elon Musk; veja motivo

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

08/04/2024 - 15:04 - Atualizada em: 08/04/2024 - 15:51

A primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva atacou nesta segunda-feira (8) o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, e chamou a liberação de contas bloqueadas judicialmente de “ação contra a democracia”.

As informações são da Folha de São Paulo

O empresário publicou no final de semana críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu sua renúncia ou impeachment, e disse que levantaria restrições impostas por decisões judiciais que ele considera injustas.

“Volto a repetir que esse tipo de ação do X, além de ser uma ação coordenada contra a democracia, também é uma ação que visa lucro e o mundo civilizado não pode ficar de joelhos frente a essa articulação da extrema direita, que tenta corroer nossa sociedade”, disse Janja, ironicamente, no próprio X.

A primeira-dama disse ainda que as publicações de Musk atacam a soberania brasileira e desrespeitam decisão judicial. “Esses perfis são utilizados para disseminar fake news, ódio e misoginia, e também para sustentar a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023.”

Dentre as contas desbloqueadas, está a do blogueiro Allan dos Santos, com mandado de prisão emitido em 2021. O blogueiro está foragido nos Estados Unidos, que rejeitou um pedido de extradição pois não atenderia pedidos por crimes considerados de opinião, mas aceitou dar seguimento a outros crimes e demandou mais informações – que até o momento, não foram fornecidas pela Justiça brasileira.

No final do ano passado, a primeira-dama foi alvo de uma invasão no seu perfil no X. À época, ela criticou administradores da plataforma e disse que ela lucra com discursos de ódio.

Musk, então, disse: “Não está claro como alguém adivinhar a senha do email dela é nossa responsabilidade”. Em resposta, Janja disse que ele adota “tom irônico” e minimiza a invasão ao perfil dela.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).