Em homenagem às mulheres do Legislativo de Criciúma, Câmara Municipal inaugura Galeria Lilás

Fotos: Divulgação Câmara de Criciúma

Por: OCP News Criciúma

20/10/2023 - 10:10 - Atualizada em: 20/10/2023 - 10:57

Com a presença de parte das ex e atuais vereadoras, a Câmara Municipal de Criciúma inaugurou, na tarde desta quinta-feira, a Galeria Lilás, um espaço dedicado à valorização de todas as mulheres que já ocuparam uma cadeira no Poder Legislativo da cidade.

“Será um local onde preservaremos seus nomes em nossa história, onde as visitantes da Casa poderão se inspirar na coragem destas pioneiras que colocaram os nomes à disposição para representar o criciumense”, explicou o presidente Salésio Lima (PSD).

A primeira vereadora da cidade (1983 – 1988), Dizelda Benedet, fez questão de agradecer à Mesa Diretora da Câmara, pela proposta, e aos vereadores que aprovaram por unanimidade, à instalação da galeria.

“A mulher já desempenha um papel importantíssimo como mãe, esposa, dona de casa e profissional. Algumas ainda têm a determinação e a coragem para tomar a decisão de ser política, de assumir um cargo pelo bem da coletividade. E isso precisa ser enaltecido, precisa inspirar outras mulheres”, complementa Dizelda.

Quem reforçou a importância do momento foi a deputada federal Geovania de Sá (PSDB), que segue sendo a vereadora mais votada da história da Casa Legislativa criciumense.

“Assumi uma cadeira na Câmara em 2013 e foi uma galeria como essa que me inspirou. Desejo que este espaço desperte em mais mulheres a coragem para deixar o papel de coadjuvante e assumir o protagonismo, que tanto somos capazes, na construção de uma sociedade mais justa para todos”.

Total

As 24 fotos expostas na Galeria Lilás trazem as ex e atuais vereadoras, titulares e suplentes que assumiram uma cadeira no Poder Legislativo da cidade.

Os nomes estão dispostos abaixo e podem ser vistos pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Câmara Municipal, que fica no 6° andar do Centro Profissional de Criciúma.

Dizelda Coral Benedet
Ivone Castellar
Maria Dal Farra Naspolini
Albertina Rosso
Nair Nazário
Maria Edil Canto
Solange Barp
Celoni Maria Miranda Marcelo
Dalva Pires Donadel
Janete Trichês
Romanna Remor
Thati Teixeira
Jocelita Maria Vieira da Rosa
Camila Nascimento
Geovania de Sá
Roseli De Lucca Pizzolo
Glaci Fabris
Fátima Guimarães
Geovana Benedet Zanette
Angela Mello
Giovana Mondardo
Sandra Jorge
Jucélia Vargas Vieira
Tia Cidy