Em Brasília, Secretaria de Estado da Saúde participa da 10º reunião da Comissão Intergestores Tripartite

Divulgação/SECOM

Por: Pedro Leal

27/10/2023 - 09:10 - Atualizada em: 27/10/2023 - 09:55

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou na manhã desta quinta-feira, 26, da 10ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) que foi realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação pelo Ministério da Saúde do Programa SUS Digital Brasil e SUS Digital Brasil Telessaúde.

“O SUS Digital é o desafio da Atenção Primária e da Atenção Especializada. Mas a gente precisa olhar lá atrás e verificar as dificuldades que tivemos para aprovar a tele consulta, um dos legados que a pandemia nos deixou e que hoje , com a nova legislação e com as políticas implementadas, passa a ser uma de nossas maiores ferramentas”, destacou a secretária.

Enquanto deputada federal, Carmen Zanotto, foi uma das autoras da lei 14.510, que foi aprovada em 13 de dezembro de 2022, e regulamentou a tele consulta no Brasil abrangendo todas as profissões da área da saúde regulamentadas.

Outro destaque da reunião da CIT foi a pactuação da incorporação de medicamentos para tratamento da fibrose cística e da tuberculose.

“Com a pactuação a gente dá uma resposta ao judiciário mas, acima de tudo, a gente compra melhor, reduz custo para estados e municípios, reduz custo para o Ministério e amplia o fornecimento para a nossa população, o que é fundamental”.

Outros assuntos foram debatidos no encontro como a Rede Cegonha; Estratégia Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno; e as Diretrizes Nacionais do Cuidado Farmacêutico no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Um dia antes, também em Brasília, a secretária da Saúde participou da reunião do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) que tratou dos temas pactuados na CIT.

Estiveram presentes autoridades do Ministério da Saúde; Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross Galiano.

A assessora técnica da Secretaria de Articulação Nacional (SAN) em Brasília, Cleusa Regina Fritzen, também esteve presente e acompanhou as duas reuniões, tanto do Conass quanto da CIT.