Elon Musk acusa Alexandre de Moraes de promover censura

Foto Divulgação: Peaklife

Por: Pedro Leal

06/04/2024 - 11:04 - Atualizada em: 06/04/2024 - 11:11

O empresário sul-africano Elon Musk, proprietário da rede social X – antigo Twitter – acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de exigir censura no Brasil.

A acusação foi feita em postagem no X na madrugada deste sábado (6), em uma resposta a uma publicação do dia 11 de janeiro, em que Moraes parabeniza o ex-ministro da Corte Ricardo Lewandowski pelo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

 

O comentário de Musk veio após acusações de censura feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na 4ª feira (3). Segundo Shellenberger, “o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão liderada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes”.

Shellenberger alega que as decisões de Moraes à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ameaçam a democracia no Brasil; de acordo com o americano, em 2022, o ministro pediu que a rede social interviesse em publicações de integrantes do Congresso Nacional e solicitou acesso a detalhes pessoais de usuários –o que violaria as diretrizes da plataforma.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).