Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a Prefeitura de Guaramirim?

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Por: Áurea Arendartchuk

30/04/2024 - 06:04

Já começou a corrida para definir quem serão os pré-candidatos para as Prefeituras e Câmaras Municipais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Agora muitos partidos já tem as nominatas de pré-candidatos a vereador e a prefeito em vice.

Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito de Guaramirim tem oito pré-candidatos já confirmados pelos partidos políticos. Confira abaixo por ordem alfabética:

– Adriano Zimmermann (PL) empresário
– Ângelo da Silva (Novo) empresário
– Marcelo Deretti (PP), servidor público
– Marcos Treis (PDT), empresário
– Nilson Bylaardt (MDB), vereador
– Osvaldo Deviligi (UB), atual prefeito
– Sandra Jahn (PSB), empresária
– Sandro Antonius (PSD), empresário

O OCP inicia hoje uma série de entrevistas com os pré-candidatos e começa pelo empresário Adriano Zimmermann, de 57 anos, que terá como vice o também empresário Dênis Lunelli, 44 anos. Ambos são do PL e devem concorrer em chapa pura.

Apesar de serem estreantes na política, Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli estão cercados de políticos na família. Adriano é neto e filho de duas figuras bem conhecidas em Guaramirim, Lauro Zimmermann que foi prefeito na década de 1960 e Antônio Carlos Zimmermann, que administrou o município por duas vezes nos anos 1990 até começo do anos 2000. Já Dênis Lunelli é irmão do ex-prefeito de Jaraguá do Sul e deputado estadual Antídio Lunelli (MDB).

Ao serem questionados por qual motivo entraram para a política, Dênis de imediato respondeu que resolveu seguir os conselhos do irmão que falava com ele desta forma: “Se você quiser contribuir com a política tem que se filiar e colocar seu nome à disposição. Não é no boteco, nem na internet que você vai resolver os problemas na política”, lembra Dênis ao reproduzir a fala de Antídio. “Isso ficou me martelando. E como vi que ele [Antídio] conseguiu ajudar Jaraguá. E como a gente tem a sede da empresa em Guaramirim [a Lunelli], resolvi contribuir e retribuir o que a cidade nos deu ao longo destes anos “, completa.

Já Adriano Zimmermann comenta que vem do associativismo e que antes não se envolvia na política partidária, mesmo tendo uma família de políticos, mas diz que agora chegou a hora, como forma de contribuir para a cidade e pensar Guaramirim para o futuro.

Adriano Zimmermann (D) e Dênis Lunelli pré-candidatos a prefeito e vice em Guaramirim | Foto: Divulgação

Integrantes do partido do ex-presidente Bolsonaro e do governador do Estado Jorginho Mello, Adriano e Denis destacam que esse apoio dos dois políticos de destaque é muito importante, até por conta da posição conservadora e de direita da maioria da população do município, mas destacam que o principal apoio para a candidatura é o local.

Apesar de ainda serem pré-candidatos, os dois estão bem adiantados para construir desde já um plano de governo para quando for dada a largada oficial para a campanha. A ideia é construir o plano com a participação comunitária por meio da mobilização dos moradores dos bairros que devem contribuir diretamente com as demandas. “Queremos aproximar a prefeitura da população. Dar satisfação, dar um retorno para todas as demandas”, destaca Dênis.

Com uma nominata de 10 pré-candidatos a vereador e quase 400 filiados no momento, a chapa de Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli já tem apoio declarado do PRD, Republicanos e PSDB.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.