Faltando poucos dias para as Eleições Municipais 2024, que ocorrem em 6 de outubro, a Rede OCP de Comunicação realizou uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Cada entrevista conta com uma apresentação do candidato ou candidata e mais três perguntas. O tempo máximo dado aos candidatos para responder às perguntas foi de 10 minutos.
As entrevistas seguem a ordem alfabética do nome dos candidatos na urna de votação e estão disponíveis em todas as plataformas da Rede OCP: youtube, portal online, redes sociais e jornal impresso.
Confira agora a entrevista com o candidato do MDB Jair Franzner:
1- Informe seu nome completo, idade e ramo de atuação
Meu nome é José Jair Franzner, mais conhecido como Jair. Tenho 64 anos e minha atuação sempre foi na empresa da família, hoje Urbano Alimentos.
2- O que levou o senhor a se candidatar a prefeito de Jaraguá do Sul?
Eu resolvi me candidatar para dar continuidade ao que já foi feito até aqui. Todo o trabalho que foi feito lá atrás, quando o então prefeito Antídio Lunelli (MDB) começou, com muita dificuldade, ele conseguiu organizar a Prefeitura e depois fez sobrar dinheiro para fazer obras. A gente deu continuidade quando fui vice dele e depois quando assumi como prefeito, fizemos muitas obras e com muito dinheiro investido. Na história de Jaraguá do Sul nunca se investiu tanto. E nós temos muitos projetos. Temos em torno de R$ 350 milhões a R$ 400 milhões em projetos, todos prontos, na prateleira. Entrando dinheiro, a gente busca, recalcula e faz a obra.
3- Destaque alguns pontos principais do seu plano de governo
O nosso plano de governo tem muitos pontos aqui para destacar, mas vou ressaltar alguns principais por conta do tempo de entrevista. Criamos nesse governo o Programa 60 mais, no Hospital São José, focado para pessoas com mais de 60 anos. Além disso, contratamos 79 novos médicos para ampliar o atendimento em 12 postos de saúde da cidade, atendemos com horário estendido até às 22h, de segunda a sexta, e sábado até às 13h.
E temos no nosso plano de governo, o projeto finalizado para construção de um novo pronto atendimento na Barra do Rio Cerro, em frente à Secretaria de Obras. Esse pronto atendimento vai atender os moradores da Barra do Rio Cerro, do Rio Cerro, do Rio da Luz, do Garibaldi, do Jaraguá Esquerdo e do São Luís para desafogar o Hospital São José.
Também estamos organizando o atendimento de consultas on-line para que as pessoas possam se consultar com os médicos dos postos. Assim a pessoa só vem para o posto de saúde caso seja necessário e também agiliza o atendimento nos postos. É um projeto que a gente começou a fazer nesse governo, mas que vamos ampliar para o próximo governo.
Nós também fizemos neste governo novas unidades de saúde, além de reformas e ampliações. E para o próximo governo temos prevista a ampliação de várias unidades e a construção de outras, como no bairro Três Rio do Sul e em outros bairros, para que possamos atender cada vez melhor os nossos munícipes. A cidade cresce muito, pois muita gente vem para cá e temos que estar preparados para atender essa demanda.
Falando sobre educação, Jaraguá do Sul é exemplo para o Brasil. Na avaliação do Ideb, somos a melhor avaliada de Santa Catarina e a segunda melhor do Brasil. Temos aulas no contraturno de robótica e programação para nossas crianças e também temos uma escola integral que começou esse ano para 600 crianças. Trata-se de uma novidade que a partir do próximo ano queremos ampliar para o 9° ano chegando até 3 mil crianças. E continuando na educação, nesse mandato conseguimos abrir 1.400 vagas de creche e para o próximo, nosso desafio é abrir mais 3 mil vagas, porque tem muitas famílias precisando de vagas em creche. Então o trabalho não vai ser só construir creches e sim terceirizar este serviço com as creches particulares que já estão no município. Isso funciona bem e com custo igual, talvez até um pouco menor do que a prefeitura construir e administrar novas creches.
Na parte de infraestrutura, temos um projeto de mais quatro pontes. Já fizemos nove neste mandato e temos mais quatro pontes para fazer. Junto também temos o desafio de fazer mais cinco binários: no João Pessoa, na Barra do Rio Cerro, no Jaraguá Esquerdo, na Vila Nova e no Rio Molha. São binários necessários. Neste mandato já fizemos quatro binários: terminamos o da Ilha da Figueira, fizemos o binário da Vila Lenzi e o da Vila Rau, perto da Ponte do Menegotti. E estamos fazendo o maior binário da história de Jaraguá do Sul, que é no bairro Czerniewicz. São seis quilômetros de estrada na beira do rio. Junto nesse binário também terá um parque para que as pessoas possam usar como o Parque Via Verde, na Ilha da Figueira.
Já sobre a parte de saneamento, o Samae já chegou a 99% de água tratada e 90% de esgoto tratado. O nosso projeto para até final do outro mandato é conseguir ter 100% de água tratada e atender 100% do esgoto sanitário na cidade. É um desafio que é possível e vamos conseguir.
E para terminar, o transporte público foi um desafio grande. Quando eu assumi, estava tudo parado, durante a pandemia. Começamos devagarzinho, fomos organizando e hoje já estamos transportando 600 mil pessoas por mês em Jaraguá do Sul. A gente fez um mini terminal no Santo Estêvan para atender as pessoas das tifas. Estamos acabando o Terminal da Barra que vai ser inaugurado em novembro. Estamos também com projeto do novo terminal central e precisamos fazer talvez mais dois terminais em outros bairros para que a gente possa atender bem a população na questão do transporte público.
4 – Resumidamente, fale por que o senhor merece o voto do eleitor jaraguaense
Eu mereço o voto do eleitor jaraguaense pelo trabalho que a gente fez, de continuidade ao trabalho que o prefeito Antídio começou. A gente vê que em muitas prefeituras os gestores começam um trabalho, aí vem outro prefeito para tudo e faz tudo diferente. E quando se segue numa continuidade, que nem aconteceu comigo e o Antídio, a gente faz andar, continuar como um carro de cinco ou até oito marchas, como já tem hoje.
Então é importante a continuidade desse trabalho. E acredito que o povo jaraguaense viu o quanto de obras nós fizemos em todos os bairros do município. Penso que eles vão me dar o voto de confiança. Então peço para os nossos cidadãos, para nossa população, humildemente, no dia 6 de outubro votem Jair e João – 15. Conto com o voto de todos. Agradeço a atenção aqui. Desejo a todos um abençoado dia e fiquem com Deus. Forte abraço a todos.
Confira a entrevista em vídeo no Youtube do OCP: