Eleições 2024 Jaraguá do Sul: Quais são as propostas da candidata a prefeita Niura Demarchi (PP)

Foto: OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

02/10/2024 - 06:10

Faltando poucos dias para as Eleições Municipais 2024, que ocorrem em 6 de outubro, a Rede OCP de Comunicação realizou uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Cada entrevista conta com uma apresentação do candidato ou candidata e mais três perguntas. O tempo máximo dado aos candidatos para responder às perguntas foi de 10 minutos.

As entrevistas seguem a ordem alfabética do nome dos candidatos na urna de votação e estão disponíveis em todas as plataformas da Rede OCP: youtube, portal online, redes sociais e jornal impresso.

Confira a entrevista com a candidata do PP Niura Demarchi:

 

1 – Informe seu nome completo, idade e ramo de atuação

Sou Niura Demarchi, sou casada, tenho 60 anos e tenho quatro filhos e dois netos. Nasci aqui em Jaraguá do Sul, cresci aqui, eu fiz a minha vida aqui. Fui professora por muitos anos, fui comerciante também e vereadora do nosso município. Sou advogada e estive à frente de muitas atividades também como agente política, como agente pública. Tive a oportunidade importante de estar também no Senado Federal, representando Santa Catarina e Jaraguá do Sul. Estive na Secretaria de Desenvolvimento Regional, onde trabalhamos por toda a região, dentro do governo do Estado. Também tive outras oportunidades aqui na minha cidade, assim como na cidade vizinha, dentro da educação, dentro da saúde e principalmente com a assistência social, da qual eu também tive uma oportunidade de atuar nos últimos anos.

Então me sinto muito preparada nesta condição de candidata a prefeita pelo Progressistas aqui de Jaraguá do Sul junto com o vice Paulo Almuas e junto com uma equipe que está criando um grande movimento para essa nossa campanha eleitoral. É uma campanha de muito propósito, de muita proposta para nossa população e também para que a gente discuta de fato as reais necessidades e também a nossa liderança política, que ao meu ver, há muito tempo se deixou de lado as questões de política pública.

Estamos percebendo que Jaraguá do Sul, nos últimos governos, tem usado o Poder Executivo municipal para trampolim político, ou seja, é ex-prefeito que vira deputado, prefeito que atualmente nem sabemos quem é o atual, quem está gerindo o município. E também outros interesses que temos verificado. Se elegem no município de Jaraguá do Sul e vão para outros cargos. É secretário de Saúde que sai daqui e vai para concorrer a outro cargo em outro município. Deputado que sai vai para outro cargo, vai para outro município. Então, eu acho que neste momento nós temos que ter um posicionamento político que realmente cuide da cidade. E eu quero liderar esse movimento de cuidar da nossa cidade.

2 – O que te levou a se candidatar a prefeita de Jaraguá do Sul?

Primeiro por entender que a vida pública, ser agente público, é algo de muita responsabilidade. A minha experiência durante todo esse período de vida pública e também de vida privada, como advogada, como professora que fui. O conhecimento do chão que eu tenho da minha cidade, o conhecimento do serviço público e da política como ela deve ser voltada de fato à população, às necessidades da população, serviços essenciais não se terceirizam.

Poder político não se terceiriza, não se coloca na mão de outros. O que nós vemos muito hoje é uma sociedade de amigos na prefeitura de Jaraguá do Sul. E isso não é mais suportável pela nossa população. Nós precisamos investir sim, de fato na educação. E o que é educação se não olhar para o professor da forma que realmente ele tem que ser olhado, da forma que ele tem que ser respeitado, remunerado. Se ele é o farol da escola, se ele é aquele que tem nas mãos a condição e a condução de ser o grande inspirador de uma escola inovadora, de uma escola que faça a diferença na comunidade, esse professor, esse servidor público, esses técnicos, seja também da área da educação ou da saúde, eles merecem muito respeito e muito apoio.

A entrega do serviço público tem que ser feita por pessoas que tem essa responsabilidade. O dinheiro público do município não é para grandes obras, tem que o governo do Estado cuidar ou governo federal tem que cuidar. Temos que fazer parcerias sim, mas o dinheiro dos fundos municipais, o dinheiro da educação, o dinheiro da saúde, que trata dentro do município, tem que ficar para as coisas essenciais do município.

Então eu acredito muito que a minha posição hoje enquanto candidata a prefeita é cuidar dos serviços essenciais, deixar as políticas de projetos pessoais de lado, fazer com que a comunidade e a população se sinta de fato representada por uma mulher de posição. Nós não estamos aqui para favorecer partidos políticos. Nós não estamos aqui para favorecer coligações, que depois tem que distribuir cargos dentro da prefeitura. Estamos aqui para de fato colocar no trilho correto o que realmente o município tem que fazer.

Educação de qualidade com escola em tempo integral está no nosso plano de governo e nós vamos fazer. Não é escola em tempo integral do oba oba, é pra realmente acontecer. Sessenta e três instituições de ensino municipais hoje podem ter 30% de escolas abertas em tempo integral, com contraturno, com responsabilidade, com apoio pedagógico e também com professores valorizados. A nossa comunidade há muito tempo vem cada eleição, o problema das filas, a fila da creche não tem horário de escola, precisa fazer remanejamento. é zoneamento. Então, são sempre as mesmas preocupações.

A prefeita de Jaraguá do Sul, a equipe do ‘Somos Todos Jaraguá’, que vai ser uma equipe muito responsável, muito competente, vai atuar diretamente nessas questões. Escola em tempo integral, educação inclusiva, creche com horários flexíveis, inclusive com creche domiciliar, porque nós temos condições de fazer. Em algumas localidades do município é muito possível nós fazermos algumas creches que não necessariamente grandes obras, grandes espaços, mas nós podemos fazer para aquelas localidades menores, creches domiciliares, com segurança, obviamente com todo cuidado que tem que ser.

E no contraturno oferecer às crianças as atividades que são extracurriculares, aquelas atividades que eles podem fazer como educação financeira, inclusão digital, inclusive educação digital, que é um tema hoje do Plano Nacional de Ensino, que já foi instituído desde agora, do início de 2024, já está no plano nacional e nós devemos fazer. Então na área da educação e querer fazer e fazer bem feito e realmente fazer com responsabilidade, cuidar realmente de quem cuida, de quem cuida.

E repito: o professor é o farol e o aluno é o nosso bem maior. E nossa cidade se desenvolve, tem uma empregabilidade incrível, tem muitas coisas positivas. Jaraguá do Sul está na frente, é uma cidade internacional, porém nós precisamos evidentemente cuidar para que paralelo a isso A esse desenvolvimento, a gente tenha essa atenção para a educação, tenhamos também esse tempo de escola em tempo integral para que seja atendida toda comunidade.

 

3- Destaque alguns pontos do seu plano de governo

Saúde em primeiro lugar, assim como a educação, que eu já discorri aqui. E quando nós tratamos de saúde, temos que falar de prevenção. Os nossos hospitais estão lotados. Inclusive o atual secretário inchou os nossos hospitais e foi para outro município para ser candidato lá. Então nós estamos vendo sempre a questão do poder das pessoas.

Nós precisamos cuidar da base, a base é proteção e atendimento preventivo nos nossos bairros. Precisamos construir três PAMAs em Jaraguá do Sul e isso não é difícil de fazer. Atendimento 8 horas por dia com médico efetivo nos postos de saúde, porque hoje está todo mundo procurando hospital, ficando muitas vezes 4 a 5 horas no pronto socorro. O hospital é para atendimento de questões mais emergenciais e questões de tratamentos mais especializados e de alta complexidade. O hospital não é porta de entrada para atender as situações que tem que ser resolvidas no posto de saúde.

Também temos uma preocupação grande com a saúde mental do município. Nós precisamos construir uma unidade de acolhimento para acabar com as emergências psiquiátricas que param na porta do Hospital São José ou do Hospital Jaraguá. Precisamos cuidar disso de forma muito efetiva e muito grande. Então, precisamos de grandes parcerias como já houve há muitos anos atrás. Nós precisamos tratar a saúde pública de qualidade para todas as mães, para as gestantes, para as crianças e para os nossos idosos.

Outro ponto fundamental a questão da mobilidade urbana, que nós também vamos tratar esse tema como ele merece ser tratado e com muito respeito. Temos que trabalhar muito a questão do contorno ferroviário, que não é pauta só do município, mas é uma pauta regional que tem que ser trazida na esfera federal também. Para isso, temos deputados na região que precisam levantar essa bandeira, assim como foi a questão da 280.

E também a questão de segurança no sentido de dar segurança na mobilidade urbana. Criar dentro da estrutura que já temos, no planejamento da estrutura de trânsito, para que tenhamos uma segurança maior, com capacidade tecnológica, câmeras de segurança, vias públicas bem sinalizadas e a questão também de regulação dos patinetes e bicicletas elétricas no município, que é fundamental.

Nossa cidade, é uma cidade 24 horas e o transporte coletivo precisa de ônibus que tem que ser sem parar. Bilhete único para que as pessoas possam entrar no ônibus de manhã e se quiser andar, pode andar até a noite. O passageiro vai usar um bilhete único. Além disso, precisamos de ar condicionado também nos nossos ônibus. Eu acho que isso é o mínimo que um transporte coletivo de uma cidade como Jaraguá do Sul tem que oferecer. E a prefeita vai buscar isso junto com a sua equipe, sem sombra de dúvida.

 

4- Resumidamente fale porque a senhora merece o voto do eleitor jaraguaense

Eu tenho uma história em Jaraguá do Sul. Eu sou uma mulher de posição, tenho muita firmeza no que eu quero, tenho diálogo, tenho muita fé e empatia. Também acredito nos órgãos públicos, nas pessoas que estão se colocando à disposição, como eu, com uma equipe preparada para trabalhar pelas pessoas de Jaraguá do Sul. Por isso peço seu voto.

 

Confira a entrevista em vídeo no Youtube do OCP:

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.