As eleições municipais de 2024 começam a ganhar um cenário mais claro de pré-candidaturas a prefeito no municípios de Santa Catarina. O processo inclui a disputa nos partidos para definir quem são os pré-candidatos.
A eleição está marcada para 6 de outubro. O registro das candidaturas precisa ser feito até o início de agosto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Confira os nomes dos prováveis pré-candidatos de Joinville:
Adriano Silva (Novo) – Deve concorrer à reeleição com o apoio de siglas com PSD e o PL, do governador Jorginho Mello, que admitem conversas para um possível apoio.
Carlito Merss (PT) – O ex-prefeito de Joinville deve anunciar neste feriadão que é pré-candidato na maior cidade do estado.
Fernando Krelling ( MDB) – Deputado estadual já disputou o cargo há três anos e ficou em 3º lugar.
Rodrigo Bornholdt (PSB) – Advogado e jurista de renome na cidade, já foi vice-prefeito entre 2005 e 2008 e tem o PSOL, PDT e Solidariedade.
Rodrigo Coelho ( Podemos) – Na tentativa de reeleição na Câmara dos Deputados, foi o mais votado em Joinville com 35 mil votos, mas o partido não alcançou o quociente.
Sargento Lima ( PL) – Pré-candidato do PL à prefeitura de Joinville, admite que a disputa na eleição municipal deverá ser por meio de chapa pura
Calendário Eleitoral
Financiamento coletivo e financiamento de campanha eleitoral
- A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
- Já em 20 de julho, partidos, candidatas e candidatos devem enviar à JE os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas do recebimento desses recursos, para fins de divulgação na internet.
- E os partidos políticos que queiram renunciar ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) têm até 3 de junho para comunicar a decisão ao TSE.
Convenções partidárias e registros de candidatura
- De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
- Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Propaganda eleitoral
- O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
- Horário eleitoral gratuito
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.