Eleições 2024: Confira os pré-candidatos à prefeitura de Florianópolis

A votação está marcada para 6 de outubro | Foto: Divulgação / TRE-SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/05/2024 - 12:05 - Atualizada em: 30/05/2024 - 12:36

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

As eleições municipais de 2024 começam a ganhar um cenário mais claro de pré-candidaturas a prefeito em Santa Catarina. O processo inclui a disputa nos partidos para definir quem são os pré-candidatos. A votação está marcada para 6 de outubro. O registro das candidaturas precisa ser feito até o início de agosto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Confira os nomes dos prováveis candidatos

Dário Berger – Ex-prefeito da Capital de 2005 a 2012, ex-Senador, Dário voltou para o PSDB e vai tentar se eleger pela terceira vez, depois de perder a disputa ao Senado em 2022.

Lela (PT) – Ex-vereador pelo PDT, Vanderlei Faria recebeu o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer ao pleito deste ano.

Marquito (PSOL) – Vereador mais votado nas eleições de 2020 e atual deputado estadual, Marcos José de Abreu, vai disputar pela primeira vez a prefeitura da Capital.

Pedrão (PP) – Ex-vereador , quando atingiu a impressionante marca de mais de 11 mil votos, Pedro de Assis Silvestre foi terceiro colocado nas últimas eleições.

Marquito (PSOL) – Vereador mais votado nas eleições de 2020 e atual deputado estadual, Marcos José de Abreu, vai disputar pela primeira vez a prefeitura da Capital.

Topazio Neto (PSD) – Era o vice-prefeito até 2022 e agora é candidato à reeleição. Ele tem o apoio de Novo, Republicanos, União Brasil, MDB e Podemos.

Calendário Eleitoral

Financiamento coletivo e financiamento de campanha eleitoral

  • A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
  • Já em 20 de julho, partidos, candidatas e candidatos devem enviar à JE os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas do recebimento desses recursos, para fins de divulgação na internet.
  • E os partidos políticos que queiram renunciar ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) têm até 3 de junho para comunicar a decisão ao TSE.

Convenções partidárias e registros de candidatura

  • De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
  • Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Propaganda eleitoral

  • O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
  • Horário eleitoral gratuito

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.