Natural de Jaraguá do Sul, onde reside, o empresário Leandro Schmockel Gonçalves (Novo), 40 anos, nunca ocupou cargos públicos, mas foi candidato a deputado federal pelo Partido Novo em 2018 e obteve mais de 23 mil votos e também candidato a prefeito de Jaraguá em 2020. No pleito de outubro deste ano, está concorrendo a deputado estadual. Acompanhe a entrevista:

Com que objetivo você está concorrendo a deputado estadual nas eleições deste ano?

Estou candidato a deputado estadual porque, há quatro anos entendi que, ou o cidadão comum faz a mudança através da política, ou não iremos vê-la. A política que queremos não virá dos políticos que temos hoje. Por isso, procurei um partido e me filiei ao Novo, que faz processo de seleção dos candidatos e só aceita filiados ficha limpa. Em 2018, concorri a deputado federal pelo partido e faltaram apenas quatro mil votos para ser eleito. Entendo que os mais de 23 mil votos que recebi representam a sede de renovação com princípios, valores e transparência que a população está almejando na política.

Quais serão as prioridades do seu mandato caso seja eleito?

Primeiro acredito que preciso dar o exemplo, por isso não utilizarei carro oficial, diárias, passagens aéreas e as demais mordomias que um deputado tem, principalmente para ter condições de poder cobrar a mesma atitude do Executivo, para acabar com a farra no uso do dinheiro público. O único deputado estadual do Novo, hoje na Assembleia, economizou sozinho R$ 4 milhões em 4 anos, lembrando que são 40 deputados estaduais. Se todos tivessem essa mesma atitude, quase R$ 160 milhões a mais poderiam ir para saúde, educação e segurança. Não aceitarei nenhum aumento de privilégios no Estado, trabalharei para fiscalizar e cobrar uma melhor utilização dos recursos.

Foto: Divulgação

O que você considera que seja atualmente o principal entrave de Santa Catarina e de que forma, como deputado estadual, poderia ajudar a resolver?

Eu entendo que temos dois: saúde e infraestrutura. Temos uma fila de espera em cirurgias que não é admissível e empresas pujantes que têm problemas com as péssimas condições de nossas estradas. Primeiro fiscalizarei e cobrarei melhor utilização dos recursos nestas áreas e, em paralelo, analisarei quanto o Estado desperdiça de dinheiro com estatais deficitárias, comissionados e regalias. Vou trabalhar para diminuir esses absurdos e garantir mais recursos para aplicar em saúde e infraestrutura. Por fim, serei favorável a parcerias público-privadas para dar respostas mais rápidas à população nestas e nas demais áreas.

Gostaria de deixar uma mensagem aos eleitores?

É somente através do voto que conseguiremos mudar os rumos da política e eu coloquei o meu nome à disposição dos eleitores para fazer a diferença pelos catarinenses, pois acredito que sempre é possível fazer mais!