As eleições municipais 2020 em Guaramirim e Massaranduba têm neste ano um total de 118 seções, com uma urna eletrônica em cada seção.

Serão 81 urnas para Guaramirim e 37 para Massaranduba. Ao todo, mais de 550 pessoas estarão trabalhando no dia.

Os dois municípios integram a 60ª Zona Eleitoral, com sede em Guaramirim. Além dessas urnas, outras 23, de contingência, estão preparadas caso algum equipamento tenha problema.

Todas as urnas já estão configuradas e vão para o local de votação no sábado à tarde, um dia antes da votação, em 15 de novembro.

O servidor da Justiça Eleitoral do Cartório de Guaramirim, Cristian Silnei Zanghelini, informa que neste ano vão trabalhar nas eleições da 60ª Zona Eleitoral 472 mesários.

Outras cerca de 80 pessoas também vão participar, entre auxiliares, motoristas e delegados de prédios, dos locais de votação.

Neste ano, por causa do coronavírus, o fluxo de votação mudou bastante, destaca o servidor. Por exemplo, a Justiça Eleitoral decidiu que não será feita a identificação do eleitor pela biometria.

Ele explica que a leitura biométrica, pelos dedos das mãos, leva um pouco mais de tempo, deixando o fluxo de eleitores mais demorado. Como uma das principais medidas de proteção contra o coronavírus é o distanciamento e isolamento social, a decisão

A expectativa do cartório de Guaramirim é que o resultado da eleição seja conhecido a partir de uma hora depois do fim das votações, que terminam às 17h.

Já o resultado de Massaranduba pode levar um pouco mais de tempo para ser confirmado, já que a distância até o cartório, para onde retornam as urnas, é maior.

Mudanças em local de votação

A chefe de cartório da 60ª Zona Eleitoral de Guaramirim, Griselda Claudia Curi Mafra, também reforça aos eleitores que fiquem atentos para a mudança em locais de votação.

Ela lembra que os eleitores que votavam na Escola Isolada Ponta Comprida passaram a votar definitivamente na E.M.E.F. Professora Alice Olinger Dias, na Estrada Bananal do Sul, ao lado do Mercado Aparecida.

Outra mudança definitiva de local de votação é para quem estava inscrito para votar no Salão Paroquial da Igreja São João Batista. Esses eleitores também passam a votar na escola Professora Alice Olinger Dias.

Já os eleitores que votam no Centro Comunitário Luterano Brüderthal irão votar neste ano no Jeep Clube, que fica ao lado.

Justificativa no dia da eleição

Em razão da pandemia da Covid-19, não haverá mesas receptoras de justificativa nas eleições 2020. As justificativas devem ser feitas pelo aplicativo e-Título (Apple Store e Google Play) ou então pelo Sistema Justifica.

Para justificar pelo celular, basta baixar e acessar o aplicativo e-Título e seguir as orientações que estarão disponíveis no dia das eleições.

Serão aceitas apenas as justificativas de quem estiver fora do seu município de votação, ou seja, o aplicativo não aceitará a justificativa se você estiver dentro do município em que vota.

Na impossibilidade de envio da justificativa pelo celular, encaminhe seu pedido em até 60 dias após o pleito, pelo Sistema Justifica, declarando o motivo de seu não comparecimento, por motivo de viagem, saúde, acidente, entre outros.

Também é preciso juntar documentos que comprovem a impossibilidade de votar no dia, como bilhete de passagem, atestado médico, boletim de ocorrência.

Para mais informações, o Cartório Eleitoral de Guaramirim permanece em atendimento remoto nos telefones (47) 3373-0967 e 3373-0243.

 

Telegram Jaraguá do Sul