Eleições 2020: qual a ordem de votação correta na eleição de domingo (15)?

Resultado da votação deve ser definido depois das 22h | Foto Divulgação/Metropoles

Por: Elissandro Sutil

15/11/2020 - 09:11

As eleições municipais acontecem a cada quatro anos, mas contando com as eleições gerais, para escolher Presidente da República e demais representantes, o brasileiro, na verdade, precisa ir às urnas de dois em dois anos.

Mesmo assim, cada eleição é diferente, já que os cargos em disputa, e também o número de candidatos, a cada pleito variam.

Em 2020, as eleições são para prefeito e vereadores. Por isso, veja aqui a sequência correta de votação nas eleições 2020 e quantos números você deve apertar na urna.

Como votar corretamente e qual é a ordem de votação?

Votando para vereador

O primeiro candidato na ordem de votação em 2020 é para o cargo de vereador. Cada eleitor só vota em um candidato ou então pode votar na legenda, escolhendo apenas o partido que você gostaria que tivesse um representante na Câmara Municipal.

O número para vereador contém cinco dígitos. Os dois primeiros dígitos são o do partido. Se você quiser votar apenas na legenda, tecle o botão de confirmar. Caso queira votar em um candidato específico, digite o número completo.

Ao digitar, a urna irá mostrar a foto e dados do candidato. Se estiver correto, você confirma. Se estiver errado, faça o ajuste necessário.

Votando para prefeito

Em seguida, você deve votar para eleger o prefeito e vice-prefeito. O candidato à Prefeitura é identificado com dois dígitos. O voto dado nesta etapa elege a chapa inteira, ou seja, não se vota separadamente para prefeito e vice.

Novamente você digita os números do seu candidato. A urna vai mostrar a foto do candidato a prefeito e também do vice, e então pedirá para você confirmar ou corrigir o voto.

Depois de apertar a tecla confirma, a urna irá registrar o seu voto e então vai aparecer na tela a palavra “fim”. E está pronto, você acaba de votar e contribuir para a democracia brasileira.

Simulador

Para você praticar a votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza em seu site um simulador de votação. Na página há uma lista de candidatos e partidos fictícios.

Caso o eleitor erre durante o procedimento de votação, o simulador vai apresentar uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando como proceder corretamente.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp