Faltando menos de uma semana para as eleições, é preciso ficar atento para o que acontece agora na campanha eleitoral, até o dia da eleição. O dia 7 de outubro marca o fim da contagem regressiva da Justiça Eleitoral para o primeiro turno.

A propaganda eleitoral gratuita nas rádios e na televisão, por exemplo, vai até esta quinta-feira (4), três dias antes do primeiro turno, data limite também para as propagandas políticas por meio de reuniões públicas ou comícios, assim como para a utilização de equipamentos de som fixos.

Os debates com candidatos, tanto no rádio como na televisão, também estão permitidos até esta quinta-feira, podendo se estender até às 7 horas da sexta-feira para as transmissões que se iniciem no dia 4 de outubro.

Pesquisa eleitoral

A Justiça Eleitoral ainda orienta quanto à divulgação das pesquisas eleitorais no dia da eleição. Segundo as regras, é permitida a divulgação no dia 7 de outubro, em qualquer hora, das pesquisas realizadas no dia anterior, para todos os cargos em disputa.

Já as pesquisas que foram feitas no dia do primeiro turno somente poderão ser divulgadas depois de encerrado o pleito em todo o país, no caso das pesquisas para a disputa presidencial, e a partir das 17h horas fica permitida a divulgação das pesquisas para os demais cargos.

Confira o calendário completo com as principais datas:

(ARTE) 2 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA (5 dias antes)

Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto

4 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA (3 dias antes)

- Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

- Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas

- Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 5 de outubro de 2018.

6 DE OUTUBRO – SÁBADO (1 dia antes do 1º turno)

- Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas

- Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos

Pesquisas eleitorais no dia da eleição:

  •  Permitida a divulgação, a qualquer momento, das pesquisas realizadas em data anterior à da eleição, para todos os cargos.
  • Permitida a divulgação, tão logo encerrado o pleito em todo o território nacional, das pesquisas realizadas no dia da eleição relativas às eleições presidenciais.
  • Permitida a divulgação, a partir das 17 horas do horário local, das pesquisas realizadas no dia da eleição referentes aos cargos de Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual e Distrital.

-

Quer receber as notícias no WhatsApp?