Educação de Massaranduba lança livro em evento da Universidade de Barcelona

Por: Áurea Arendartchuk

08/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 08/07/2019 - 11:52

O livro Ecoformação de Professores com Polinização de Escolas Criativas, que juntou uma série de experiências pedagógicas realizadas em Massaranduba ganhou destaque em evento científico da Universidade de Barcelona (Espanha) na semana passada. O livro foi lançado oficialmente no dia 5 durante o 5º Congresso Internacional de Criatividade promovida pela universidade e que contou com a participação de educadores da cidade. O impresso recebe o apoio da Secretaria de Educação do município.

Segundo o secretário de Educação de Massaranduba Cristiano Tironi, o lançamento do livro na Espanha consagra o reconhecimento internacional e a valorização de uma obra com foco na educação básica, que é o reflexo das experiências dos envolvidos neste processo: professores, pesquisadores, eco-formadores, estudantes, coordenadores, gestores e parceiros de outros municípios.

O livro representa uma parte relevante de vivências e reúne Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) de escolas e centros de educação infantil da rede municipal de educação de Massaranduba, além de pesquisas e experiências de instituições de ensino parceiras, com referenciais teórico-metodológicos e pesquisas de Universidades (Brasil e Espanha) vinculadas à Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec) e Associação de Escolas Criativas ( Adec), com sede em Barcelona, e apoiadas pelo Núcleo Riec Ecofor, vinculado à Universidade Alto do Rio do Peixe (Uniarp), em Santa Catarina.

Por conta disso, apresenta um diferencial entre as ações das 15 universidades que compõem a RIEC/ADEC, pois retrata claramente a relação teórico-prática dos princípios norteadores das escolas criativas.

O livro, que a princípio, teve 500 exemplares impressos, será distribuído na próxima semana em evento de formação promovido pela Prefeitura de Massaranduba e com a participação de todos os professores da rede municipal.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger