Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eder Finta (Novo), vereador mais votado de Corupá, diz quais serão suas bandeiras no Legislativo

Foto: Elisângela Pezzutti

Por: Elisângela Pezzutti

02/11/2024 - 07:11 - Atualizada em: 02/11/2024 - 14:42

O empresário do ramo de plantas ornamentais, Eder Finta (Novo), foi o vereador mais votado de Corupá nas eleições de outubro, tendo recebido 740 votos. Ele observa que o Legislativo foi quase todo renovado na cidade, com oito parlamentares eleitos para o primeiro mandato na câmara municipal. Do mesmo partido de Nininho Eipper, prefeito eleito, Eder fará parte da base do governo na câmara junto com outros dois vereadores do Novo e um do PSDB. Mesmo sendo minoria, já que o Legislativo de Corupá conta com nove parlamentares, ele acredita que todos vão trabalhar pelo bem dos corupaenses. “Pelo menos é o que eu espero”, afirma. Confira a entrevista:


OCP- O senhor esperava ser o vereador mais votado nas eleições municipais?

Eder: Eu imaginei que estaria entre os três primeiros, só que não pensei que teria essa quantidade tão grande de votos. Fiz minha campanha sozinho nas redes sociais, mas uma campanha limpa, sem bater em ninguém, e contei com o apoio de muitas pessoas da comunidade que vestiram a camisa junto comigo. Não fiz promessas, apenas garanti que vou trabalhar com honestidade. Sempre gostei da política, mas nunca fui filiado a nenhum partido. Aceitei o desafio de me candidatar principalmente pelo Nininho Eipper, que é uma pessoa muito boa, que eu conheço há mais de 20 anos, e de quem me aproximei bastante no último ano, e também pelas propostas do partido Novo.


OCP- Quais serão as principais bandeiras do seu mandato na câmara?

Eder: O que o pessoal mais pede, o que todo mundo quer é, em primeiro lugar, melhorias nas áreas da saúde, educação e segurança. A cidade precisa de mais creches. Nas escolas municipais tem bastante coisa para melhorar. Algumas escolas não têm ginásio. Também falta asfalto no município e isso é outra coisa que a população pede muito. A gente também precisa ter estradas boas no interior para escoar a produção de banana e de plantas ornamentais. Isso é o mínimo que a prefeitura tem que fazer. A gente sabe que não vai resolver todos os problemas de Corupá em quatro anos, mas dá para melhorar bastante e plantar uma semente com projetos para curto, médio e longo prazos com o turismo, por exemplo. Pomerode, que hoje vive do turismo, não tem tantas belezas naturais como Corupá, mas eles estão investindo nisso há anos. Corupá tem a rota das cachoeiras e eu acho que é um dos poucos lugares do Brasil que tem 14 cachoeiras, mas o local está fechado há cinco anos. Falta bastante investimento em infraestrutura, para melhorar o acesso às cachoeiras, construir banheiros bons, restaurante. Eu vou trabalhar para isso e acredito que nos próximos quatro anos o turismo em Corupá vai crescer bastante, porque o potencial é muito grande.

Neste mês, Eder deve ir a Brasília com o prefeito eleito Nininho Eipper | Foto: Elisângela Pezzutti


OCP- Qual é a arrecadação de Corupá atualmente?

Eder: A arrecadação do município está em torno de R$ 100 milhões anuais, mas vamos buscar recursos também com o Governo do Estado e o Governo Federal. O nosso prefeito eleito já foi a Florianópolis, conversou com os deputados Matheus Cadorin, Vicente Caropreso e o Antídio Lunelli. Tem o deputado federal Gilson Marques em Brasília. Inclusive, agora em novembro pretendemos ir a Brasília junto com o prefeito Nininho. Então, nós já estamos conversando para futuramente receber algumas emendas parlamentares.


OCP- O que determina o regimento interno da Câmara de Vereadores de Corupá com relação à escolha do presidente da Casa?

Eder: A sessão de posse dos vereadores, prefeito e vice no dia 1º de janeiro de 2025 deverá ser presidida pelo Wilson Gessner, do MDB, único vereador reeleito, e logo em seguida será feita a votação para escolha do presidente e dos outros integrantes da Mesa Diretora.

Veja quem são os outros vereadores eleitos em Corupá

Além de Eder Finta (Novo), também foram eleitos para o Legislativo de Corupá Charles Parey (União Brasil), Alexandre Alberto Schultz (Novo), Wilson Gessner (MDB), Veríssimo Garcia (MDB), Ana Paula (PL), Katia (Novo), César Rabock (PL) e Alaor Duarte Jae (PSDB).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.