É FAKE? Eleitor que der ‘voto parcial’ vai perder o voto nas eleições 2022?

Foto: Agência Brasil

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

10/05/2022 - 11:05 - Atualizada em: 10/05/2022 - 11:12

Está cada vez mais perto as eleições deste ano, mas com a chegada delas, várias fake news vieram junto. Inclusive muitas das notícias falsas que já haviam sido desmentidas em outros anos, retornaram. Um exemplo disso é a história sobre uma suposta regra das eleições.

Conforme a mensagem que se espalhou nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais, o eleitor vai “perder o voto” se votar apenas para presidente e votar em branco para os outros cargos (governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital). A mensagem ainda diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera o voto como “parcial” e o anula. Confira:

“Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral no próximo dia 7. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que o voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado”

É verdade?

A informação não demorou muito para se espalhar na internet. Porém, essa mesma mensagem é falsa e já havia sido desmentida em 2018. Na ocasião, o próprio TSE desmentiu a informação falsa. Não há nenhuma regra que preveja a anulação do voto de quem escolher apenas votar no presidente e votar em branco nos outros cargos.

Em 2018 o próprio TSE usou o Twitter para informar a população sobre o caso.

“A Justiça Eleitoral alerta que os eleitores devem votar em todos os cargos, ainda que anule ou vote em branco. O eleitor pode votar em um candidato, em branco ou nulo para o cargo que quiser, não há nenhuma restrição para isso. Não existe a figura do ‘voto parcial”.

A mensagem falsa segue o roteiro básico de uma fake news. A informação é vaga, faz um alarde, apresenta alguns erros de português e não cita fontes confiáveis.

Mas reforçando e deixando claro, a informação sobre o “voto parcial” nas eleições de 2022 é falsa. Trata-se de um texto falso que possivelmente voltou a circular para fomentar o voto em alguns candidatos para governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital.

Com informações de #boatos.org