Donald Trump tem vitória avassaladora em primeira prévia eleitoral do partido Republicano.

Foto: Reprodução/Twitter Donald Trump

Por: Pedro Leal

17/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 17/01/2024 - 08:03

O ex-presidente dos EUA Donald Trump (R) conquistou uma vitória avassaladora nas eleições primárias do Partido Republicado em Iowa, na noite desta segunda-feira (15).

Segundo a Assocated Press, o ex-presidente venceu o pleito – parte do processo decisório para a candidatura do partido à presidência – em 98 dos 99 condados de Iowa, com uma estimativa de 51% dos votos republicanos.

Nas eleições primárias, eleitores filiados ao partido votam em quem eles querem que seja o candidato do partido à presidência.

Somente no condado de Johnson o empresário não foi vitorioso, perdendo para Nikki Haley por apenas um voto – apesar da pequena vitória, Haley perdeu em votação geral para outro pré-candidato, Ron DeSantis.

A próxima arena das primárias do partido republicano é em New Hampshire, onde Trump novamente disputa contra Nikki Haley e Ron DeSantis, o segundo colocado.

Outro pré-candidato, Vivek Ramaswamy, desistiu da candidatura e declarou seu apoio a Trump.

O presidente Joe Biden (D) respondeu a vitória arrasadora de Trump em Iowa alertando o eleitorado de que as eleições “serão você e eu contra o extremismo republicano MAGA”, em referência ao bordão “Make America Great Again”, originalmente da campanha de Ronald Reagan e reutilizado por Trump.

Este ano, Joe Biden escolheu a Carolina do Sul como o primeiro Estado a votar nas primárias democratas argumentando que Iowa é pouco representativo da população dos Estados Unidos