Distribuição dos sacos verdes será ampliada no ano que vem em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

05/12/2019 - 15:12 - Atualizada em: 11/12/2019 - 13:36

A Prefeitura de jaraguá do Sul assinou contrato com a empresa Qualiplax para o fornecimento de 2,4 milhões de sacos verdes durante o ano de 2020.

Conforme o contrato, o material será fornecido ao longo dos 12 meses de 2020, sendo que cada unidade ficou com valor fixado em R$ 0,44 o que representa uma economia significativa em relação à última licitação, quando o valor unitário foi de aproximadamente R$ 0,70.

Segundo o presidente do Samae Ademir Izidoro, no próximo ano haverá um incremento de 20% no número de sacos distribuídos, subindo das atuais 160 mil unidades para 200 mil unidades mensais.

O objetivo é fortalecer ainda mais o Programa Saco Verde e atender a expectativa de que mais domicílios passem a praticar a coleta seletiva em 2020.

“Atualmente, calculamos que mais de 60% da população de Jaraguá do Sul já faz a separação dos resíduos e a nossa intenção é chegar a 80% ou mais no ano que vem”, acrescenta.

Em 2019, o Programa de Resíduos Sólidos do Samae constatou que houve uma coleta mensal média de 620 toneladas de recicláveis em Jaraguá do Sul, o que representa 26% do total de resíduos produzidos pela população.

Atualmente, seis equipes trabalham na coleta seletiva, cujo material é encaminhado para as 11 cooperativas credenciadas separarem e comercializarem, tornando-se fonte de renda para mais de 100 famílias de recicladores.

Calendário de distribuição

O Samae definiu junto à empresa de limpeza urbana Ambiental, as datas de distribuição do saco verde, em 2020.

O novo calendário não apresenta modificações significativas em relação ao que foi feito em 2019. Serão distribuídos kits com cinco sacos verdes uma vez por mês, para incentivar os munícipes a praticarem a separação dos resíduos.

O calendário de distribuição do saco verde em 2020 será impresso e entregue junto com as faturas de saneamento dos primeiros meses do ano.

Além de informar sobre as datas de entrega dos kits, o calendário é completo, com as principais datas comemorativas e informações do calendário lunar. No verso, estão as orientações sobre o uso do saco verde e o cronograma com os dias, locais e horários da coleta seletiva em Jaraguá do Sul.

* Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger