Desativação de 15 ADRs: “Vai ser bom”, “É marketing”

Por: Windson Prado

22/02/2018 - 18:02 - Atualizada em: 23/02/2018 - 14:35

No dia seguinte ao governador de Santa Catarina em exercício, Eduardo Pinho Moreira (MDB), anunciar a desativação de 15 Agências de Desenvolvimento Regionais espalhadas pelo interior do Estado e mais quatro secretarias executivas, o Jornal de Joinville foi conversar com os pré-candidatos ao governo estadual, para mostrar o que cada um pensa a respeito da mudança administrativa na condução de Santa Catarina. Confira!

Quer receber as notícias do Jornal de Joinville no whatsApp? Basta clicar aqui

“O problema do MDB é a enganação! No caso da desativação das 15 ADRs eles estão enganando a si mesmos porque o povo catarinense não se deixa mais enganar. Lamento a forma como Eduardo Moreira estreia no Governo, estilo idêntico ao de Temer, com atos demagógicos. A decisão de desativar as ADRs só comprova que os governos anteriores conduziram a gestão delas de maneira equivocada, com segundas intenções, criaram cabides de emprego. Deveriam extinguir todas elas”, Décio Lima (PT)

 

“É a confissão de que eram cabides de empregos. Colombo sempre quis a extinção das ADRs, mas o MDB nunca o deixou. Moreira está sendo contraditório e desleal a LHS (Luiz Henrique da Silveira). Ele era vice de LHS, e juntos defendiam as então Secretarias. Este governador age de forma arbitraria e com um canetaço desativa algo criado por Lei. O MDB está há 15 anos no governo, em homenagem ao plano 15, eles destituem 15 ADRs. Porque não 14 ou 16? Deveriam desativar todas, mas não, foram 15, o número do MDB”, Esperidião Amim (PP)

 

“Sobre as regionais? Estão tentando colocar aerofólio na Kombi para ver se ela vira carro de corrida. Tem que extinguir toda essa estrutura cara, utilizada apenas para política partidária. Não há jeito certo de fazer coisa errada. Venho falando da necessidade da extinção de todas as regionais desde 2015. O caminho é o fortalecimento das Associações de Municípios, que não tem nenhum custo para o Estado”, Gelson Merisio (PSD)

 

“Há anos o Psol apresenta a proposta em nossos debates e até planos de governo elaborados para as eleições de 2010 e 2014. A extinção das Agências que não eram ferramentas de gestão, mas sim de distribuição de cargos comissionados por toda Santa Catarina, é sim necessária. Mas, feita neste momento, nos parece muito mais uma jogada de marketing do novo governador que pode ser candidato nas próximas eleições”, Leonel Camasão (Psol)

 

“Quero hipotecar meu total apoio às atitudes do governador. Gestão pública requer coragem e determinação para tomada de medidas duras, mas necessárias. Todos sabemos das dificuldades que o Estado enfrenta em diversas áreas. Temos que focar nas prioridades neste caso saúde e segurança, e se tivermos que fazer algum sacrifício neste momento, isso vai valer a pena porque é para o bem de nossa Santa Catarina”, Mauro Mariani (MDB)

 

“Não vou comentar o fato sob o aspecto político-eleitoral. Cabe ao governador justificar a iniciativa e como o Estado irá atender a sociedade e o funcionamento das instituições”, Paulo Bauer (PSDB)

 

Saiba mais: | Mudança no governo Pinho Moreira

  • As mudanças administrativas na gerência de Santa Catarina foram anunciadas pelo governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, nesta quarta-feira (22), em uma coletiva de imprensa na Capital;
  • Com a decisão, ficam extintas 15 agencias regionais, localizadas Braço do Norte, Brusque, Caçador, Canoinhas, Dionísio Cerqueira, Ibirama, Itapiranga, Ituporanga, Laguna, Palmitos, Taió, Timbó, São Joaquim e Seara;
  • Quatro secretarias executivas também foram suspensas: são elas de Articulação Estadual, Assuntos Estratégicos, Assuntos Internacionais e Recursos Vinculados;
  • Com a mudança Eduardo Pinho Moreira diz que o Estado vai economizar cerca de R$ 45 milhões, entre despesas com comissionados e expediente.

Leia mais:

“Joinville e Jaraguá do Sul, contem comigo”, reafirma novo governador