Deputados catarinenses pedem investimentos em ferrovias e gás natural

FOTO: Daniel Conzi/Agência AL

Por: Elissandro Sutil

10/06/2021 - 16:06 - Atualizada em: 10/06/2021 - 16:38

O deputado Silvio Dreveck (PP) abriu os pronunciamentos na sessão ordinária desta quinta-feira (10) reivindicando investimentos ferroviários no estado. O parlamentar considera prioritário investir na ligação férrea do Centro Oeste com Santa Catarina para garantir o abastecimento de grãos, essencial à cadeia industrial de proteína animal. A manutenção das indústrias no território catarinense preocupa o parlamentar.

A indústria catarinense consome 7 milhões de toneladas de milho e soja, conforme Silvio Dreveck. Em função da estiagem, a estimativa de produção é de 3 milhões de toneladas. “Vamos ter que trazer grãos de outros estados, com elevado custo de frete. Precisamos de investimentos no sistema logístico, em ferrovias”, disse. Para o deputado, a primeira conquista ferroviária deve ser a ligação com o centro oeste do país. “Corremos o risco de evasão de grandes empresas para regiões mais próximas de áreas produtoras de grãos. Toda empresa busca o menor custo para obter o melhor resultado. E, nesse quesito, nós estamos no limite.” Dreveck apelou ao Fórum Parlamentar Catarinense para que deputados federais e senadores reivindiquem ao governo federal prioridade de investimentos.

Gás no Planalto Norte

O deputado Valdir Cobalchini (MDB) também defendeu a ampliação dos investimentos em infraestrutura no estado. Além das ferrovias, Cobalchini citou a necessidade de ampliação da rede de gás natural. “É preciso estender a rede para todo o Planalto Norte, para a Região Serrana e o Oeste de Santa Catarina, para trazer competitividade às nossas empresas e indústrias”, frisou.

O deputado acrescentou que licenças ambientais concedidas no estado este ano vão garantir R$ 7 bilhões de investimentos em território catarinense e citou alguns dos empreendimentos licenciados – linhas de transmissão, ampliação de parques industriais e construção de usinas hidrelétricas. Esses investimentos vão gerar milhares de empregos, conforme Cobalchini. “O meio ambiente tem que ser respeitado, mas o desenvolvimento econômico tem que existir. A indústria teve 25% de expansão neste ano em Santa Catarina, o melhor desempenho do Brasil. Imagina se nós facilitarmos as coisas!”

Cobalchini destacou em sua fala que torce pelo cumprimento do calendário de vacinação para que até o final do ano toda a sociedade catarinense esteja imunizada e para que “aqueles que perderam seus empregos possam recuperá-los”.