Deputados catarinenses alertam novamente para terceira onda da Covid-19

Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Por: Elissandro Sutil

03/06/2021 - 12:06 - Atualizada em: 03/06/2021 - 12:16

Membros das bancadas do PSDB, PSD e PDT alertaram a comunidade catarinense para a iminência da terceira onda da Covid-19 durante a sessão de quarta-feira (2) da Assembleia Legislativa.

“Recebi ligações do Planalto Norte e soube que no Meio Oeste e na Serra já é realidade o incrível aumento de casos. O prefeito de Monte Castelo ligou no sábado à noite, ‘me ajuda Vicente’. Liguei para a Secretaria e estão pipocando muitos casos, acima do esperado. Uma nova onda vai pressionar o sistema, que já opera no limite, com ocupação de 95% de leitos de UTIs”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Caropreso adiantou que os parlamentares pretendem convidar o secretário da Saúde para discutir como o Estado se prepara para a nova onda.

“Como o estado fará para que não falte anestésicos e o kit intubação? Qual a estratégia para aumentar o número de testes? Como está a manutenção dos respiradores, temos dados preocupantes de que quase 30% estão inservíveis ou precisam de manutenção ou reposição”, ponderou Caropreso, acrescentando que a nova onda será impulsionada pelas variantes P4 e Indiana.

Rodrigo Minotto (PDT) concordou com o colega e criticou o Ministério da Saúde pela lentidão na vacinação.

“O Brasil hoje conta com mais de 465 mil pessoas falecidas pela Covid-19 e caminhamos a passos largos para 500 mil mortos. Apesar do país ter um dos melhores sistemas de imunização, estamos caminhando lentamente, ainda não temos vacinas para atender a população. O ministro disse que iríamos vacinar um milhão por dia em maio, mas a média é de 400 mil e milhares não conseguem tomar a segunda dose por falta de imunizante”, descreveu Minotto.

O deputado lembrou que a imunização lenta compromete a retomada econômica.

“A economia não consegue reagir e o auxílio emergencial não atende a necessidade”, pontuou Minotto.

Ismael dos Santos (PSD) também demonstrou preocupação com o Programa Nacional de Imunização (PNI), lembrou de tentativa que liderou para trazer para o estado os testes da fase três da vacina italiana e celebrou a inclusão das comunidades terapêuticas nos grupos prioritários.

“Quero agradecer a deputada Carmen Zanotto, nos atendeu e recebi ontem o documento autorizando a imunização dos funcionários e colaboradores das comunidades terapêuticas, são 70 comunidades, está autorizada a imunização desses funcionários”, informou Ismael.