O deputado federal Fabio Schiochet (PSL) esteve na quarta-feira (9) reunido com o secretário nacional de Defesa Civil Coronel Alexandre Lucas Alves, em Brasília. O secretário Alexandre abriu um espaço em sua agenda, em caráter emergencial, para que Schiochet pudesse tratar das ações emergenciais relacionadas às enxurradas que atingiram cidades de Santa Catarina esta semana.

Foram registradas ocorrências pela Defesa Civil do Estado nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Sul entre terça e quarta-feira (9).

Entre as pautas discutidas, esteve a agilidade do plano de trabalho de assistência humanitária junto às prefeituras e Defesa Civil do Estado, envolvendo a ajuda humanitária como cestas básicas e cobertores e consequentemente a reconstrução da infraestrutura e de moradias atingidas pelas enxurradas.

Votação de MP

Após se reunir com o secretário Nacional de Defesa Civil, o deputado Fabio Schiochet, além de apresentar as demandas relacionadas às enxurradas em SC, o parlamentar recebeu uma demanda específica do secretário. Coronel Alexandre pediu apoio do parlamentar para articular a votação e aprovação da MP 1030, que abre crédito extraordinário no Orçamento da União para ações de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, ministério ao qual a Secretaria Nacional de Defesa Civil pertence. O valor da MP é de 450 milhões.

Schiochet entrou em contato com o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), para saber o andamento da Medida Provisória que ainda não foi votada e tem o prazo do dia 21 de junho para ser apreciada, antes que perca sua validade. Ricardo Barros assegurou ao deputado que a MP será votada antes de sua expiração e terá todo o apoio do governo federal.

A articulação de Schiochet foi vista com bons olhos e, em retribuição, além dos recursos a serem liberados pela MP, o Coronel Alexandre Lucas Alves comprometeu-se a acompanhar in loco as ações de emergência no estado de Santa Catarina, agilizando a integração da secretária Nacional e estadual no enfrentamento das graves consequências impostas pelas enxurradas.

“Fico feliz em poder ajudar na articulação de uma MP tão importante e também em ver Executivo e Legislativo unidos em prol dos catarinenses que passam por dificuldades”, explicou Schiochet.