Deputado governista defende saída de ministro do GSI

Divulgação

Por: Pedro Leal

19/04/2023 - 15:04 - Atualizada em: 19/04/2023 - 15:51

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), da base governista de Lula (PT), defendeu, nesta quarta-feira (19), a saída do general Gonçalves Dias do cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), após a divulgação exclusiva de imagens pela CNN onde o ministro pode ser visto conversando e orientando os invasores dos três poderes.

As informações são da CNN.

Em fala nesta quarta na reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, onde Gonçalves Dias deveria prestar esclarecimentos sobre o ato criminoso de 8 de janeiro, Silva disse que “não há condições políticas” para o ministro se manter no cargo.

A pressão contra Gonçalves Dias se deu após a CNN revelar, com exclusividade, imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostram a atuação de integrantes do GSI, inclusive o próprio ministro, durante a invasão de 8 de janeiro.

Nas imagens, é possível ver que o general Gonçalves Dias esteve no Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos e indicou aos invasores o caminho da saída do prédio.

Um dos militares do GSI identificado nas imagens chegou a cumprimentar os vândalos e oferecer água a eles.