Deputado George Santos tem mandato cassado pelo Congresso dos EUA

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: OCP News Criciúma

01/12/2023 - 21:12 - Atualizada em: 01/12/2023 - 21:55

O Congresso dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira (1º) pela cassação do mandato do deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros, que enfrenta 23 acusações na Justiça dos Estados Unidos, incluindo mentir sobre seu currículo e uso ilegal de dinheiro de campanha. Santos se tornou o sexto deputado na história dos EUA a ser expulso da Câmara.

Com 311 votos a favor e 114 contra, a expulsão de Santos foi aprovada, sendo determinante a quantidade de votos de deputados do próprio partido favoráveis à sua saída. A decisão foi tomada após a divulgação de um relatório que apontou diversas irregularidades e crimes financeiros nos quais ele está envolvido.

Antes da votação, Santos afirmou que a decisão estabeleceu parâmetros perigosos para o Congresso. Após a cassação, ao ser questionado sobre planos de visitar a Câmara como ex-congressista, ele respondeu: “Por que eu iria querer ficar aqui? Que este lugar vá para o inferno”.

Santos, que se apresentava com diferentes nomes e nacionalidades em aplicativos, enfrenta acusações como uso ilegal de dinheiro de doações em procedimentos estéticos, fraude com cartões de crédito, roubo de identidade, entre outras. Ele nega as acusações.

O deputado republicano chegou ao Congresso em 2022, ajudando os republicanos a obter uma maioria mínima na Câmara. No entanto, revelou-se que havia mentido sobre vários aspectos de seu currículo.

O relatório do Comitê de Ética da Câmara encontrou “enormes evidências” de má conduta e alegou que Santos havia “tentado explorar de maneira fraudulenta todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro”. A decisão desta sexta-feira encerra um capítulo tumultuado na carreira política de George Santos.