Deputado de SC recebe selo “Carbono Zero” da ONU; entenda o que significa

A cerimônia de certificação ocorreu nesta segunda-feira (22), em Brasília | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Por: OCP News Florianópolis

23/04/2024 - 08:04 - Atualizada em: 23/04/2024 - 08:42

O deputado catarinense Jorge Goetten (PL) é o primeiro parlamentar brasileiro a receber o selo “Gabinete Carbono Zero” emitido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de certificação ocorreu nesta segunda-feira (22), durante uma sessão solene realizada em Brasília, em reconhecimento ao Dia da Terra.

Mas por que o catarinense de Mirim Doce recebeu esta distinção? Pelas práticas de sustentabilidade em seu gabinete, com esforços meticulosos, calculando e compensando todas as emissões de carbono associadas às atividades de seu mandato. Desde a impressão em papel até o combustível utilizado em automóveis e viagens de avião, todas as emissões foram contabilizadas. Para compensar essas emissões, o deputado adquiriu créditos de carbono e plantou 125 árvores na cidade de Itajaí.

Durante a sessão solene, que enfatizou a importância da preservação ambiental, o deputado Goetten destacou sua proposta de tornar toda a Câmara dos Deputados carbono neutra. “Não vejo sentido em cobrar da sociedade sem dar o exemplo. Vamos implementar aqui na Câmara e mostrar para os demais poderes e para a população que é possível”, afirmou o deputado.

Essa proposta recebeu um apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, indicando um passo significativo em direção a uma política ambiental mais abrangente e sustentável no âmbito legislativo. A sessão solene, originada a partir de uma proposta do deputado catarinense, reuniu entidades, representantes do governo federal e estadual, empresas privadas e interessados no tema para debater o cenário atual e alternativas para promover uma maior conscientização ambiental.