O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) emitiu uma nota de repúdio contra o Projeto de Lei 3045/2022, aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 14, e que, entre outras coisas, define novas regras para o trabalho dos bombeiros voluntários. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Capitão Augusto (PL-SP), para o Projeto de Lei 4363/01, do Poder Executivo.
“Para todos nós, bombeiro voluntário é sinônimo de eficiência, de trabalho e de respeito de toda a sociedade. Pelo menos em Santa Catarina. Mas não foi este o entendimento da Câmara dos Deputados que, no dia 14/12/2022, aprovou um projeto engavetado há 21 anos”, afirma o parlamentar.
Na nota, Caropreso também cita alguns itens inclusos no PL, como a proibição do uso do termo de ‘bombeiro’ para qualquer outra organização que não seja militar, mesmo que cumpra todas as funções de bombeiro, e a determinação para que todas as corporações de bombeiros voluntários ajam somente com o comando dos bombeiros militares.
“Ou seja, deram o tiro de misericórdia contra a instituição mais bem avaliada pela população catarinense. Repudio totalmente o Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados em Brasília, que passa a ser avaliado agora pelo Senado. Vamos nos mobilizar contra essa aberração e que cada um faça sua parte!”, finaliza Caropreso.