O secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeio Junior, esteve em Jaraguá do Sul na quarta-feira (12) para acompanhar a instalação de um kit de transposição na rua Alfredo Guielow, no Rio Cerro I.

A estrutura substitui uma ponte de madeira antiga que havia sido destruída pela chuva no início de 2019 na localidade. O valor de investimento foi R$ 103 mil. Conforme o secretário, a nova passagem tem 15 metros de cumprimento e foi instalada 1,5 metro acima do ponto que a anterior estava.

"Antes a ponte tinha seis metros de cumprimento e estava em um nível muito baixo, então o rio transbordava com facilidade e a água não tinha vazão. A estrutura era levada com frequência pela chuva", comenta João Batista.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

O secretário destaca que a instalação do kit amplia a vazão do rio e além de ser uma ação de resposta, é também preventiva e eficiente.

Na terça-feira (11), outra estrutura pré-moldada foi colocada pela Defesa Civil na ponte da comunidade Tifa Gessner, do Rio Paulo, em Corupá. A estrutura vai beneficiar diretamente cerca de 15 famílias que moram na região, além de melhorar o escoamento agrícola e o transporte escolar.

Segundo o secretário de Infraestrutura e também responsável pela Defesa Civil de Corupá, Claudio Siqueira, a ponte ficará cerca de cinco metros acima do nível do rio e estará 1,5 metro acima do ponto em que o rio estava na última enchente registrada no local.

Estrutura antiga na comunidade Tifa Gessner, em Corupá Foto Defesa Civil/ Divulgação

“A comunidade ajudou muito. Eles faziam fotos, relatavam a situação à Defesa Civil. Assim foi possível fazer um registro completo do caso, comprovando o histórico de ocorrências e prejuízos, e viabilizar o kit transposição de concreto com a Defesa Civil Estadual”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil de SC, Osvaldo Gonçalves, que também acompanhava os trabalhos em Corupá.

Kits de transposição

O projeto de Kits de transposição é uma parceria entre o Governo do Estado e os prefeituras catarinenses. Após ser firmado o termo de cooperação, os municípios ficam responsáveis apenas pela construção das cabeceiras e a Defesa Civil Estadual fica a cargo do transporte e montagem das estruturas pré-moldadas.

Foto Defesa Civil SC/Divulgação

A ação é destinada para o apoio de reconstrução depois de eventos climáticos que venham a danificar ou destruir pontes.

Apenas neste ano já foram montadas 16 kits de transposição. No total, o projeto já realizou a montagem de 405 estruturas em toda Santa Catarina.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul