A Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul concluiu na manhã desta terça-feira (9) duas importantes obras emergenciais de contenção iniciadas no começo deste ano após a incidência de temporais do Município.

Uma delas fica na Rua Antônio Emmendoerfer principal acesso ao bairro Rio Molha. Logo após um deslizamento de terra, em janeiro foram iniciados os trabalhos de desobstrução da pista e logo em seguida construção de taludes. A obra, composta por pedras de grande porte reveste a encosta.

“Também foram plantadas pés de arnica já que as raízes dessa planta também contribuem para a estabilidade do terreno”, explicou o diretor municipal de Defesa Civil Hideraldo Colle.

Colle explica que agora que a parte principal está pronta serão feitas duas valas de drenagem uma na base e outra mais acima da contenção de taludes que tem 25 metros de extensão.

Outra obra em caráter emergencial priorizada nos últimos dias foi a construção do enrocamento na Rua Amandus Rengel, no bairro Rio Cerro I.

Um deslizamento de terra também ocorreu numa das laterais da via no começo do ano. “Aqui foi feito um enrocamento com extensão estimada de 40 metros de extensão por cinco metros de altura.”, projetou o diretor de Defesa Civil.

Para Hideraldo Colle obras como esta contribuem para minimizar os problemas de deslizamentos e enxurradas que ocorrem em períodos mais chuvosos do ano como o ocorrido em janeiro.

"Se comparado ao volume de chuvas o número de ocorrências até foi baixo. Boa parte se deve a obras de prevenção realizadas pela Defesa Civil ao longo dos últimos anos”, justificou.

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul