Decreto estende proibição de eventos por mais 30 dias em Jaraguá do Sul

Jovens andam de máscara na rua

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

03/07/2020 - 11:07 - Atualizada em: 03/07/2020 - 13:01

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Comitê de Combate ao Coronavírus decidiram adiar por mais 30 dias a liberação para a realização de eventos no município.

Segundo o presidente do Comitê, Alceu Moretti, o aumento da curva de contágio nas últimas semanas motivou a decisão. O novo prazo passa a valer no dia 5 de julho.

“Temos desde o início da pandemia buscado equilibrar as medidas preventivas de saúde com uma proteção econômica que evite o desemprego e o fechamento de empresas. Porém, neste momento, a decisão mais prudente é adiar o retorno dos eventos. Infelizmente somos obrigados a isso”.

Jaraguá do Sul teve 340 casos confirmados de coronavírus, sendo que destes 210 já estão recuperados. Além disso, foram quatro óbitos.

Apesar de o município ter um dos mais baixos índices de contágio e mortalidade entre as cidades de Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes, Moretti reforça a necessidade de um controle eficiente para que a situação não de inverta.

Nesta semana, ainda incompleta, foram 58 novos casos confirmados, o maior número até agora. Além disso, a faixa etária mais atingida é a entre 20 a 49 anos, justamente a que mais participa de eventos e festas.

Paralelamente à decisão de manter suspensas as atividades do setor de eventos e correlatos, outras medidas estão sendo aplicadas como a ampliação da testagem e controle.

Além de testes aleatórios em assintomáticos que já estão sendo aplicados, será realizada uma ação de maior porte, com três mil testes em diferentes bairros. Os detalhes devem ser anunciados na próxima semana pelo prefeito Antídio Lunelli. A ação terá parceria da Associação Empresarial e Católica de SC.

O que diz o decreto:

Fica estabelecida a suspensão por 30 dias das seguintes atividades:

  • Cinemas, teatros e museus;
  • Eventos em formato drive thru (drive-in), que envolvam permanência de pessoas no local;
  • Casas de eventos, casas noturnas e parques temáticos;
  • Shows, espetáculos, festas e eventos que acarretem reunião de público;
  • Fica proibida a reunião (aglomeração) de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo;
  • Esportivas de recreação;

Quer saber mais?

O Painel Covid foi lançado com informações mais completas sobre a Covid-19 em Jaraguá do Sul. Disponível no https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/ – é atualizado diariamente, trazendo números de casos, de óbitos, de recuperados, de leitos, com gráficos e comparações.

Com informações de Assessoria de Imprensa

 

Foto Studio OCP

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul