Décio da Silva integra Conselhão Federal

Silva será um dos empresários com a missão de auxiliar o governo federal a encontrar alternativas para o Brasil retomar o crescimento - Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/01/2016 - 07:01

O empresário jaraguaense Décio da Silva é um dos 92 novos membros empossados ontem no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado “Conselhão”. Nomeados pela presidente Dilma Rousseff (PT) durante plenária no Palácio do Planalto, Silva é um dos nomes com a missão de auxiliar o governo federal a encontrar alternativas para o Brasil retomar o crescimento econômico.

A reativação do conselho é uma manobra para engajar nomes de peso na economia brasileira em torno de uma agenda positiva, diante do agravo da crise financeira. Responsável pela abertura do encontro, o ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, pontuou que o momento representa a “união da sociedade em torno um objetivo comum: o crescimento e prosperidade do país”.

Dilma Rousseff defendeu em discurso a volta da CPFM, a aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e a necessidade de ajustar a Previdência como medidas necessárias para recuperar o caixa do governo, mas abriu portas para novas propostas. “Preciso do conselho, preciso das ideias e propostas desse conselho. Preciso de tudo isso que pode sair desse fórum para atingir o que é prioridade no meu governo: voltar a crescer”, disse.

Políticas de financiamento e renda, de tecnologia, de valorização de conquistas sociais foram alguns dos temas levantados por alguns dos conselheiros eleitos para usar a palavra durante a primeira reunião. Também foi apontada a necessidade da despolitização de temas que envolvem economia para que haja avanço no desenvolvimento.

O grupo tem caráter consultivo e é composto por 47 empresários, 20 representantes de centrais sindicais e 25 da sociedade civil. Essa foi a primeira reunião depois de um ano e meio de paralisação, período em que o conselho foi praticamente desativado. Para reavivar o debate, segundo o governo, houve renovação de 70% dos integrantes.

O objetivo anunciado pelo Palácio do Planalto é que pelo menos quatro grupos temáticos sejam criados pelos conselheiros para discutir assuntos específicos.

O que é o Conselhão?
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social foi criado em 2003 pela Lei nº 10.683 com o objetivo de assessorar a presidência da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação