Calendário escolar de 2020 será alterado por causa dos Jasc em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

10/12/2019 - 07:12

Jaraguá do Sul será sede da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no ano que vem. O evento irá alterar o calendário das escolas municipais e estaduais da cidade, que servirão de alojamento para os atletas amadores e profissionais durante a competição.

A principal mudança será no tradicional recesso de julho. De acordo com a secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, a parada do meio do ano precisará ser transferida para novembro, mês que acontece o Jasc.

“O recesso não tem um mês certo, fazemos em julho porque é um bom momento para descanso, finaliza o semestre, mas 2020 será atípico. Não tem como não abrirmos as portas das nossas escolas para as delegações de outras cidades”, explica.

A Secretaria ainda aguarda definição oficial dos dias de evento por parte da Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte) para comunicar os pais e alunos sobre a mudança. A divulgação deve ser feita nesta semana.

Mesmo sem a confirmação, Ivana explica que dos 15 dias de recesso, 12 devem ser programados para novembro e outros três permanecem em julho. “Conseguimos encaixar com o aniversário do município e dar aos alunos e professores esse pequeno descanso no meio do ano. Mas em relação ao restante, não há outra alternativa”, explica.

Ivana pontua que não é possível fazer duas paradas durante o ano e que a Secretaria segue o compromisso de seguir os 200 dias letivos de aula. “Não podemos tirar do aluno o direito de ter educação e nem deixar de sediar o Jasc”, destaca. Neste ano, o evento foi realizado entre os dias 1º e 10 de novembro.

Na rede estadual, conforme o gerente regional Fernando Alflen, também haverá alterações no calendário. As sugestões de datas estão passando por aprovação do Estado.

Polêmica na Câmara de Vereadores

Na quinta-feira (5), o vereador Arlindo Rincos afirmou estar preocupado com as mudanças no calendário escolar. Segundo ele, a alteração traz consequências como o cansaço e o desgaste que as crianças vão ter com um período mais longo de aulas.

Rincos também enfatizou que os pais contam com o recesso de julho para programar viagens e folgas nas empresas onde trabalham. De acordo o parlamentar, as férias do final do ano também serão prejudicadas, já que o período letivo pode se estender.

O vereador pretende continuar as conversas com a Secretaria de Educação para tentar encontrar uma solução ao impasse.

Jaraguá vai receber Jasc pela terceira vez

Esta será a terceira vez que Jaraguá do Sul sediará o maior evento poliesportivo estadual. Antes, o município recebeu os Jogos nos anos de 1980 e 2007.

Além de fomentar o desenvolvimento esportivo, o Jasc movimenta o setor cultural e turístico, já que recebe milhares de atletas de diferentes cidades catarinenses. Jaraguá foi escolhida como a cidade sede da 60ª edição do evento em 2018, após desbancar Rio do Sul, Concórdia e Brusque.

Foto Divulgação

Neste ano, as provas de atletismo da competição já foram realizadas aqui porque nenhuma das cidades-sede (Indaial, Pomerode e Timbó) contava com local adequado para a disputa.