Criciúma recebe o primeiro evento do programa Justiça Eleitoral Itinerante SC

Foto Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/08/2018 - 15:08 - Atualizada em: 02/08/2018 - 15:10

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por intermédio da sua Escola Judiciária Eleitoral, realizou, na quarta-feira (1), em Criciúma, o primeiro evento do programa Justiça Eleitoral Itinerante – Santa Catarina, que tem como objetivo ampliar a promoção da cidadania, fortalecendo a transparência no processo eleitoral.

Durante o encontro, que aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, proferiu a palestra “Desafios das Eleições 2018” e apresentou as campanhas institucionais do Tribunal.

Ao comentar sobre o pleito deste ano, o desembargador destacou que estamos diante da maior eleição da história do país, ressaltando os números do eleitorado e a importância da participação dos eleitores e de um debate limpo por parte dos candidatos.

“É interessante que os ataques e as calúnias sejam substituídos por vieses mais positivos, apostando na contribuição da política para a sociedade”, avaliou Roesler. Além disso, o presidente do TRE-SC ressaltou a segurança da urna eletrônica, trazendo dados sobre o funcionamento do processo eleitoral eletrônico e demonstrando sua eficácia.

Em seguida, o desembargador apresentou as campanhas institucionais do Tribunal: “O voto é meu – meu futuro, minha escolha”, “Mesário Universitário”, “Se é fake não é news”, “Mulheres na política – Elas podem, o país precisa” e “Eleição com participação é eleição sem corrupção”.

Durante essa apresentação, o diretor da EJESC, juiz Antônio Zoldan da Veiga, destacou a campanha “Mulheres na política – Elas podem, o país precisa”, enfatizando a importância da participação feminina na política e das cotas de candidaturas de mulheres.

Também foi apresentada a campanha “Eleição com participação é eleição sem corrupção”, pela secretária de Controle Interno e Auditoria do TRE-SC, Denise Schlickmann, que explicou os procedimentos legais de doações para campanhas e demonstrou como os eleitores podem fiscalizá-las, por meio do DivulgaCandContas, e também realizar denúncias acessando a Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal.

Conforme ressaltou a estudante Letícia Monique Barreto, sobre a importância do evento, “o mais interessante foi a desmistificação de algumas questões em relação às fake news, como a invasão de urnas, o hack às urnas. É muito interessante para nós, que somos acadêmicos, que somos eleitores e acessamos muito as redes sociais, que consigamos não compactuar e às vezes até corrigir essas fake news.”

O programa Justiça Eleitoral Itinerante- Santa Catarina segue agora para Joinville e outras cidades do estado que podem ser conferidas nesta tabela.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?