A CPMI do INSS se reúne nesta quinta-feira (9), a partir de 9h, para votar requerimentos e ouvir o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho. O deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL) afirmou que o sindicato deve muitas explicações ao colegiado.
“Os valores repassados pelo INSS ao Sindnapi cresceram 564% até 2024, passando de 23 milhões para 154 milhões. No ano de 2024, segundo o Portal da Transparência, o Sindnapi recebeu cerca de 154 milhões em repasses via descontos, valor considerado o pico desses benefícios” afirmou.
Câmara aprova colaboração entre órgãos para fiscalização de crimes
O sindicato tem o irmão do presidente Luís Inácio Lula da Silva, José Ferreira da Silva – mais conhecido como Frei Chico – como vice-presidente, e movimentou R$ 1,2 bilhão entre janeiro de 2019 e junho de 2025, segundo o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Renan Calheiros será relator do projeto de isenção do IR no Senado
O colegiado pode votar nesta quinta até 78 requerimentos, entre eles, uma nova convocação do advogado Eli Cohen. O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) defende uma nova oitiva do advogado, um dos primeiros a denunciar a questão das fraudes nos descontos associativos.
“Nós ouvimos aqui o Sr. Eli Cohen, que fez essa denúncia e que criou esta alcunha do “Careca do INSS”. E nós sabemos que ele tinha relações econômicas, comerciais com o [empresário Maurício] Camisotti, com outras pessoas que atuam nessa área. Nós recebemos informações, inclusive, de que essa pessoa, que de fato não trouxe documentos, possa ter recebido treinamento pago por partidos políticos para vir aqui ajudar na criação dessa narrativa” disse Pimenta.