CPMI do 8/1 aprova convocação de ex-ministro de Lula

Foto: Reprodução CNN

Por: Pedro Leal

20/06/2023 - 13:06 - Atualizada em: 20/06/2023 - 13:36

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro aprovou nesta terça-feira (20) a convocação do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o general Marco Gonçalves Dias.

A comissão também aprovou umrequerimento para ouvir Saulo Moura da Cunha, ex-chefe da Assessoria Especial de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Secretaria Executiva do GSI.

A data para as audiências com ambos ainda não foram definidas – a expectativa é que fiquem para fim do calendário da CPMI.

Para viabilizar a aprovação da convocação de ambos, os governistas aprovaram a convocação do coronel Jean Lauand Júnior. Seu nome surgiu a partir de investigações da Polícia Federal devido a diálogos que teria tido com o tenente Mauro Cid.

Renato Martins, perito que desarmou uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília na véspera do Natal de 2022, também deve depor na CPMI.

Ficou acordado que a CPMI ouvirá depoentes apenas relacionados aos fatos pré-8 de janeiro até a última sessão antes do recesso parlamentar, em 12 de julho.

O presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), mandou excluir da votação desta terça os requerimentos de busca de informações de inquéritos de caráter genérico e colocou em votação os que envolvem processos sigilosos, condicionados à liberação do STF.

O deputado Rogério Corrêa (PT-MG), apoiado por 16 parlamentares governistas, pediu a exclusão do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e do deputado André Fernandes (PL-CE) da CPMI. Arthur Maia, porém, negou o requerimento.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).