Covid-19: apenas região Nordeste está classificada como risco gravíssimo em SC

Por: Elissandro Sutil

16/09/2020 - 17:09 - Atualizada em: 16/09/2020 - 17:52

A Matriz de Risco Potencial atualizada nesta quarta-feira, (16) pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou que Santa Catarina contabiliza apenas uma região em estado gravíssimo.

Outras dez regiões foram classificadas em estado grave e uma (Extremo Oeste) classificada como risco alto.

Pela análise, apenas a região nordeste foi classificada como risco gravíssimo, esse é o menor número desde julho.

Naquele mês, Santa Catarina chegou a ter 12 regiões de saúde neste patamar. Na semana passada, eram três regiões que estavam nessa situação.

A matriz de risco potencial das regiões foi atualizada durante a semana e os dados foram divulgados preliminarmente aos municípios catarinenses.

Houve apenas duas alterações em relação à avaliação realizada na semana passada e divulgada no dia nove de setembro: as regiões de Laguna e Alto Vale do Rio do Peixe deixaram a situação gravíssima.

A avaliação de risco potencial mostra que as dimensões relacionadas à taxa de isolamento social e de isolamento dos casos foram as que mais contribuíram para o cenário grave e gravíssimo das regiões.

Além disso, são avaliadas as dimensões de ampliação de leitos e de reorganização de fluxos assistenciais.

Apesar do cenário, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destaca que a população não pode se descuidar das medidas e do distanciamento social.

“O Governo do estado vem trabalhando com eficiência no combate ao coronavírus, mas a pandemia não acabou. Precisamos nos cuidar e continuar avançando nos índices, seguindo as medidas de prevenção estabelecidas”, ressalta.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul