Corupá homenageará o professor Destaque do Ano

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

07/10/2021 - 10:10

Em votação única, a Câmara de Vereadores de Corupá aprovou na sessão desta segunda-feira (4), a instituição da homenagem “Professor Destaque do Ano”, através do projeto de decreto legislativo nº 03/2021. A intenção é homenagear os professores da rede de ensino público municipal e estadual pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação no município de Corupá, por meio de experiências pedagógicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

A homenagem será feita anualmente em sessão especial ou solene, com os escolhidos tendo que cumprir alguns requisitos estabelecidos no decreto legislativo, entre eles, possuir 25 anos de profissão na área de educação, apresentar um currículo de atividades educativas voltadas à construção do ensino-aprendizagem, ter atuado e contribuído para a melhoria da qualidade da educação por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas e servir como exemplo à sociedade pela sua dedicação ao ensino. Uma comissão integrada pelos vereadores fará a escolha dos homenageados e poderá solicitar ao Conselho Municipal de Educação, a indicação dos professores que se enquadram nos critérios de escolha.

Para os vereadores de Corupá, a homenagem visa mostrar a importância do professor corupaense na construção do conhecimento e destacam a necessidade do profissional assumir diferente postura em relação a educação e as metodologias que procuram articular os processos de ensino e aprendizagem, com o de mudanças sociais que assolam o dia a dia de professores e alunos. Lembram que o professor deve ter uma posição inovadora, deixando de ser um mero ministrador de aulas, com constante atualização, tanto no que se refere a sua disciplina, como também sobre os problemas enfrentados em sala de aula, contribuindo com o entendimento da realidade do aluno e o papel do professor, bem como na promoção de uma emancipação intelectual e política de ambos.

O projeto de decreto legislativo instituindo a homenagem Professor Destaque do Ano, é uma iniciativa da Câmara de Vereadores, através dos seus parlamentares, em especial do vereador Loacir Campregher (PP), e teve como prerrogativa o reconhecimento do trabalho e esforço dos professores do município ou ainda daqueles que vem de cidades vizinhas, em contribuir com o ensino aprendizado e a formação social dos alunos. Segundo ele, “este singelo reconhecimento agrega ao currículo do professor, além do reconhecimento pessoal.”

*Com informações da Câmara de Vereadores de Corupá.