Corupá é um dos cinco vencedores de prêmio nacional com projeto de turismo regionalizado

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

31/07/2020 - 13:07 - Atualizada em: 31/07/2020 - 20:41

O projeto de turismo regionalizado que congrega Corupá, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul, o “Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município”, foi um dos cinco vencedores do Prêmio Municiência da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O resultado da premiação nacional que recebeu o apoio financeiro da União Europeia no Brasil, foi divulgado na nesta sexta-feira (31), em evento online.

O prêmio recebeu 235 inscrições de prefeituras e consórcios municipais de todo o país. Destas iniciativas, 30 foram previamente selecionadas e, depois, dez escolhidas por uma comissão avaliadora da CNM. Técnicos do prêmio, inclusive, estiveram visitando as quatro cidades do Norte de SC no início deste ano, para conhecer de perto os atrativos turísticos da região.

Nesta sexta-feira, cinco projetos foram eleitos os vencedores – entre eles o Destinos do Quiriri. A votação ocorreu ao longo dos últimos meses, de forma online, e foi aberta a todo o público.

Todas as iniciativas vencedoras serão reconhecidas pela CNM com a sistematização dos projetos em vídeos e guias de reaplicação. Os materiais ficarão disponíveis para a consulta de administradores públicos, acadêmicos e demais interessados. Os gestores dos cinco projetos mais votados participarão ainda de uma experiência internacional para troca de informações.

“Sermos reconhecidos pela CNM e também pela União Europeia nos mostra que estamos no caminho certo. Nosso projeto é uma iniciativa que envolve quatro cidades: é a união que está fazendo a força. Com este reconhecimento, vamos conseguir levar nossa região para mais longe. Acreditamos no potencial das cidades, nas suas belezas naturais, e queremos que mais pessoas nos visitem. Queremos trazer renda para produtores rurais e empreendedores locais. São mais de 150 mil moradores que ganham com esta premiação”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri e prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi.

O prefeito, inclusive, participou da solenidade online realizada nesta manhã.

Destinos do Quiriri

O projeto “Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município” foi desenvolvido pela Comissão Executiva de Regionalização do Turismo do Consórcio Intermunicipal Quiriri em 2017.

O objetivo principal é promover o desenvolvimento sustentável do turismo nas quatro cidades. Foram mapeados 49 meios de hospedagem e 142 estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de espaços para eventos, atrativos culturais e naturais, propriedades que trabalham com o turismo rural de agricultura familiar, que podem ser diretamente beneficiados com o turismo regionalizado.

Clique aqui para assistir o vídeo e conheça mais o Destinos do Quiriri.

A proposta traçou ações de curto, médio e longo prazo, e almeja que, até 2027, a região seja reconhecida como um dos principais pontos turísticos do país. Entre estas ações, é possível destacar seis iniciativas: o Plano de Turismo Regional; Circuito das Aracuárias de Cicloturismo e Caminhantes; Programa Acolhida na Colônia; Placebranding e Plataforma de Comunicação; Campos Naturais do Quiriri; e a Maria Fumaça.

Foto: Divulgação

Sobre a premiação

O Prêmio Municiência, que está em sua terceira edição, faz parte do Projeto UniverCidades, plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, realizado pela CNM com o apoio financeiro da União Europeia no Brasil. O projeto busca fortalecer as capacidades municipais de implementação de políticas públicas por meio da gestão do conhecimento municipal.

* Com informações da Agência CNM de Notícias e da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Corupá

 

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul