"Precisamos da colaboração de toda a população, não podemos chegar ao ponto de termos que fazer uma parada total das atividades”, alertou o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB), em entrevista ao OCP, perante o quadro atual da pandemia do coronavírus Covid-19 no município.

Com 91 casos na última semana, 29 apenas nas últimas 24 horas e 100% dos leitos ocupados de UTI para adultos, sendo 70% por pacientes de fora do município, a “luz amarela” acendeu, diz o prefeito, e um cuidado redobrado se faz cada vez mais necessário.

A Prefeitura emitiu na quinta-feira (9), um novo decreto limitando atividades em Jaraguá, limitando novamente a ocupação de estabelecimentos comerciais a 50% da capacidade, proibindo música ao vivo e telões em bares e lanchonetes, com horário de atendimento restrito às 22 horas, com delivery até meia-noite.

Também seguem em vigor as regras publicadas na semana passada, que suspendem por 30 dias as atividades de cinemas, teatros, museus, eventos em formato drive-thru com permanência de pessoas no local, casas de eventos, casas noturnas, parques temáticos, shows, espetáculos, festas e eventos com aglomeração, reuniões de pessoas em ambientes públicos ou privados e internos ou externos e atividades esportivas coletivas.

“Estamos fazendo o possível para manter as atividades econômicas, mas temos que preservar as nossas vidas. Precisamos da ajuda da população para que não tenhamos que tomar medidas mais drásticas. Não podemos perder o controle da situação, é isso que peço encarecidamente a população jaraguaense”, clama o prefeito Lunelli.

Para deixar mais claro para a população qual é a maneira correta de denunciar casos de descumprimento às regras de prevenção e combate ao coronavírus, o Comitê Extraordinário decidiu unificar toda a demanda pelo 190, da Polícia Militar. Também é possível fazer a denúncia pelo aplicativo de celular SCPM Cidadão. Foi a própria Polícia Militar que se colocou à disposição para auxiliar ainda mais.

Segundo Lunelli, grande parte da população tem demonstrado cooperação, mas há uma pequena parcela da população que, por pensar que não vai ser afetada, tem se excedido e ignorado as determinações, com aglomerações em bares, lanchonetes e espaços públicos.

Prevenção

medidas básicas de prevenção, como uso de máscara, antes que o município tenha um quadro mais grave. “Não saiam de casa sem as suas máscaras, sem aqueles cuidados básicos, usar álcool em gel, lavar as mãos com frequência e ao chegar em casa cuidar dos sapatos e das roupas. É coisa simples, coisa básica, mas que faz a diferença e impede que as coisas cheguem aos nossos PAMAs e causem problemas tanto de custos quanto de mortes.”

Até esta sexta-feira (10), o município contava com 483 casos confirmados, sendo 263 recuperados, 209 em isolamento sendo monitorados, seis internados - três deles na UTI - e cinco óbitos.

Além de pedir para a população uma ajuda redobrada no combate à pandemia, Lunelli pediu também que os municípios vizinhos adotem também medidas mais firmes de combate ao vírus.

“Os nossos leitos de UTI não são só para a população jaraguaense e não adianta nos cuidarmos se os outros municípios não tomarem também este cuidado”, disse.

Parte da força de trabalho de Jaraguá do Sul reside em outros municípios - e a falta de prevenção pode levar a exposição ao vírus.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul