Desde o dia 15 de abril, os guaramirenses que apresentarem sintomas do novo coronavírus (Covid-19) tem dois locais especializados para buscar ajuda. A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Saúde, abriu os Centros de Triagem Coronavírus nos bairros Centro e Corticeira. Até essa terça-feira (5) de abril 171 pessoas já buscaram atendimento nestas unidades de saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Cheila Rohweder, cada centro de triagem conta com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

O atendimento funciona como no hospital: o paciente passa pelo atendimento da enfermagem e depois do médico, onde será avaliado se é preciso ou não ir para o hospital, ficar isolado ou se vai para teste.

Ela reforçou que com a abertura dos centros de triagem foi possível desafogar as unidades de saúde que estavam registrando uma grande procura de pacientes com sintomas respiratórios.

"Com isso retomamos gradativamente a rotina dos demais atendimentos nas unidades (com exceção dos grupos). Além disso, isso traz mais segurança tanto para quem procura atendimento quanto para os profissionais" ressaltou Cheila.

Dos 171 pacientes que procuraram atendimento, três foram encaminhados para atendimento no hospital municipal e 63 preenchiam os critérios e foram realizadas coletas. Em Guaramirim são 14 casos confirmados conforme o boletim divulgado nessa terça-feira (5).

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que apresentarem sintomas gripais, febre acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória, devem comparecer aos centros de triagem para receber atendimento.

O Centro de Triagem da Corticeira fica na Rua Marcionilo dos Santos, nº 21, e no Centro, na Rua João Butschardt, nº 365. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul