Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coronavírus: Jaraguá do Sul flexibiliza regras dentro do que permitem portarias do governo de SC

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

11/09/2020 - 16:09 - Atualizada em: 11/09/2020 - 16:48

Como resposta à análise do controle da pandemia e à queda na curva de contágio, o Comitê de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul anunciou a flexibilização de algumas atividades econômicas e adaptou outras regras conforme as portarias editadas pelo governo do Estado.

Entre as principais mudanças está a permissão para apresentações de música ao vivo, de dupla ou individual.

No decreto 14.208/2020 que será publicado nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Jaraguá do Sul também estendeu o horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes, permitindo que estes estabelecimentos sigam abertos até as 23h.

Até o dia 28 de setembro, permanecem suspensos cinemas, museus, teatros, casas noturnas, parques temáticos e circos.

Essa era uma reivindicação do setor e que agora pode ser atendida levando em consideração os dados registrados no município nas últimas cinco semanas. As novas regras passam a valer já nesta sexta-feira.

“Nosso município tem os melhores indicadores do Estado. Estamos cumprindo com nossa missão adotando ações estrategicamente pensadas desde o início da crise. Também tivemos nesta semana a abertura da estrutura de atendimento a pacientes com suspeita de coronavírus dentro do Hospital São José. Isso tudo nos dá a tranquilidade para avançarmos um pouco mais na nossa “nova normalidade”. Cabe ressaltar, porém, que os cuidados individuais seguem sendo necessários para a proteção coletiva”, avalia a presidente do Comitê, Emanuela Wolff.

 

Atividades esportivas

Atividades esportivas recreativas, como jogos de futebol, permanecem proibidas por determinação do governo de Santa Catarina, que incluiu Jaraguá do Sul em uma região composta por 19 outras cidades, como Joinville, e com isso o município ainda está classificado como em estado gravíssimo.

O Comitê aguarda uma posição do Estado sobre possível nova análise da situação até porque Jaraguá do Sul tem o mais baixo índice de letalidade entre as 13 maiores cidades de Santa Catarina e também a mais baixa curva de contágio de coronavírus.

A fiscalização das regras é de responsabilidade das equipes de Vigilância Sanitária, de Fiscalização de Posturas e das equipes de Segurança Pública.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.