Coronavírus: escolas estaduais e municipais de Jaraguá do Sul preparam aulas online

Foto Áurea Arendartchuk/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

26/03/2020 - 06:03 - Atualizada em: 26/03/2020 - 06:38

As escolas municipais e estaduais de Jaraguá do Sul se organizam para que os estudantes possam ter aulas de educação à distância (EaD) para diminuir o impacto da pandemia de coronavírus no calendário escolar. Nas escolas particulares do município está prática já ocorre em boa parte delas.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul está convocando os pais e estudantes para que até o dia 28 de março todos entrem no sistema de aula digital. Os convites foram enviados a mais de 16 mil estudantes do pré ao nono ano pelo e-mail do aluno.

O aluno que não lembrar seu login e senha deve acessar o site gg.gg/loginsaladeaula e preencher o formulário disponível. Depois disso, a escola entrará em contato.

A secretária de Educação Ivana Atanásio Dias, lembra aos pais que as atividades que serão disponibilizadas online são obrigatórias e fazem parte do conteúdo curricular.

“Vale ressaltar que as crianças não estão de férias e portanto, passar oito horas em frente à televisão, videogame e celular não vai fazer bem para ninguém’, alerta Ivana.

Para tornar possível o sistema de aula virtual, em três dias, a equipe de Tecnologia do Informação (TI) e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com supervisão do diretor de Ensino Antônio de Souza, criou 654 salas virtuais onde serão disponibilizados os conteúdos, as atividades, as videoaulas e as avaliações.

Cada escola tem sua própria sessão, dividida por turmas. Os conteúdos só serão postados a partir da próxima semana, quando todos estudantes tiverem incluídos nas sala de aula virtual. Primeiro, as atividades serão de revisão.

Ivana explica que as escolas mapearam as famílias que têm dificuldade de acesso à internet e ou aos eletrônicos como computador e celular.

“A grande maioria das famílias tem um celular ou um computador. Quem não tiver e também não conseguir emprestado de seus parentes, a Secretaria de Educação providenciará. Mas é impossível conseguir para todos, ou seja, nossa prioridade é quem realmente não tem alternativa’, diz Ivana.

Orientações

– Se a família sabe o login e a senha da criança basta entrar no Gmail, ir no canto direito, clicar nos 9 pontinhos e entrar no Google Sala de Aula, em seguida basta aceitar o convite. Assim você acessará a sala de aula e nos próximos dias os conteúdos começarão a ser postados.

– Não sabe qual o login da criança? Então acesse o site gg.gg/loginsaladeaula e preencha o formulário disponível. Depois disso, a escola entrará em contato em até dois dias.

Rede estadual

Atualmente, as escolas estaduais de Santa Catarina estão com as aulas suspensas por 30 dias desde o dia 19 de março.

Segundo o gerente de Educação da Regional de Jaraguá do Sul Fernando Alflen, os alunos também terão aulas a distância. As escolas, inclusive, os professores já estão recebendo capacitações para utilizar as ferramentas online.

As escolas também estão elaborando questionários para os pais responderem. Assim, as instituições terão uma base para adaptar o conteúdo e elaborar as aulas online.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: