A partir desta segunda-feira (20), funcionários do Pronto Atendimento 24 horas de Corupá terão um equipamento de proteção a mais contra o Coronavírus. O município é o primeiro da região a adquirir o chamado gerador de ozônio, que desinfeta e garante a eliminação de vírus e bactérias em roupas, calçados e demais superfícies.

O “jato de desinfecção” será aplicado todos os dias nos funcionários do PA 24h. A higienização também será feita em pacientes e bombeiros que precisarem acessar a área de atendimento. O equipamento não é pesado e lembra um jato de jardinagem.

“Este é um procedimento químico-físico, que elimina todos os microrganismos que estiverem presentes na pessoa ou no ambiente. Quem passa pelo procedimento tem garantia de 100% de desinfecção da Covid-19. Por isso é importante usar o jato nos funcionários e nos pacientes, para garantir a efetividade do procedimento e segurança de todos que acessarem o PA 24h”, explicou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Pereira Marques.

O gás não é prejudicial à saúde, pois o tempo que a pessoa fica exposta ao ozônio é muito pequeno. Leva-se em torno de 30 segundos para fazer a desinfecção em uma pessoa. As roupas não ficam úmidas ou com mau cheiro.

Ainda durante a manhã desta segunda, os funcionários do PA foram orientados pelo Secretário Municipal de Saúde sobre como utilizar o novo equipamento.

Este gerador de ozônio é desenvolvido pela empresa Slo3, de Ascurra. O investimento da Prefeitura foi de R$ 3,6 mil com a compra. O equipamento é semelhante ao que foi alugado para o Hospital Municipal São José, em Joinville.

Mais proteção para as equipes

Ainda em março, a Prefeitura de Corupá adquiriu 50 kits com equipamentos de proteção individual aos funcionários do PA 24h. O kit de EPI nível B conta com macacão branco, bota de borracha, luvas e máscara.

Também foi feita a sanitização dos principais espaços públicos do Município, para evitar a proliferação de microrganismos e o contágio do Coronavírus.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul