Convenções partidárias ficam para reta final

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/07/2016 - 04:07

Os principais partidos de Jaraguá do Sul começam a bater o martelo sobre a data das convenções partidárias. PMDB, PP, DEM, PSB e PSDC farão a reunião para a escolha de seus candidatos às eleições deste ano no dia 5 de agosto, último dia previsto pelo calendário. Já o PT faz a convenção no dia 4, enquanto que PSDB e PSD ainda não definiram a data, mas devem ocorrer no final da próxima semana.

No PMDB, a assessoria do presidente da sigla, Carlos Chiodini, afirma que a convenção ficará para o dia 5 de agosto. Ainda não há horário nem local definido para a reunião. Da mesma forma, segue em aberto a principal questão do cenário político e eleitoral de Jaraguá do Sul: a formação da chapa majoritária.

O partido indica o empresário Antídio Lunelli como pré-candidato a prefeito. Para ocupar a posição do vice, o PP e o PSDB apresentam nomes para compor a coligação. A presidente do PSDB, Marcia Alberton, reforça que o partido tem interesse em participar de projeto em que a legenda tenha um participante na majoritária. “Eu sei que o diretório não vai aprovar outra proposta, como a de só apoiar uma chapa majoritária sem participar”, ressalta a presidente, dizendo ainda que a legenda não descarta sair de chapa pura.

Pelo fato de o PP ter indicado também um nome para ser o vice de Lunelli, o PSDB voltou a conversar com o PSD, que tem como pré-candidato a prefeito o vereador Jair Pedri, ex-tucano. Marcia diz que as siglas retomaram a conversa por pedido do governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), ao deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB).

Por conta da indefinição quanto aos interesses do PMDB para a escolha do vice, a convenção do PSDB que estava prevista para este fim de semana foi cancelada, e deve ficar também para o dia 5. O caso é o mesmo no PSD, que havia marcado convenção para o dia 30. Agora, conforme o presidente Leonel Floriani, a reunião deve ocorrer no dia 4 ou 5 de agosto, na Câmara de Vereadores.

Floriani confirma que há negociação com o PSDB e também com o PMDB. Sobre a possibilidade de Jair Pedri sair como candidato à vice e não como cabeça de chapa, o presidente diz que as conversas ainda não passaram por esse ponto. Mas há chance do partido sair de chapa pura, afirma Floriani. Na proporcional, o PSD tem 37 nomes a disposição, podendo chegar a 51.

Também no dia 5, o PP realiza convenção partidária, das 21h às 0h, no auditório do Sesc. Sobre a coligação majoritária, o presidente do partido Ademir Izidoro informa que a questão ainda não está fechada, e que uma reunião entre os três partidos – PP, PSDB e PMDB – acontece hoje, ao meio dia.

Questionado se o partido não abriria mão de indicar o vice em aliança com o PMDB, Izidoro diz que “é complicado, porque hoje o PP tem prefeito”.  Além disso, tanto o PMDB quanto o PSDB tem deputado estadual. Na proporcional, o presidente afirma que estará coligado com o DEM. Seriam 14 candidatos do PP e três dos Democratas.

O DEM marcou convenção, a princípio, para o mesmo dia e local que o PP, sendo que a reunião do DEM tem início às 19h, devendo seguir até as 22h. Sobre a formação da aliança na proporcional, o presidente da sigla Ademar Possamai diz que o partido está bem alinhado para compor com o PP na proporcional, porém, a composição só será fechada caso os três partidos PP, PSDB e PMDB fechem uma coligação na majoritária.

Neste cenário, seriam três nominatas na proporcional, encabeçadas pelo PMDB, PSDB e uma seria a coligação entre PP e DEM. Caso os três partidos não formem uma aliança incluindo o DEM, a sigla vai reavaliar o projeto.

pagina-5

Cenário mais alinhado
O PSB e o PSDC fazem convenção juntos, das 17h às 19h, no dia 5 de agosto, na Câmara de Vereadores, juntamente com os partidos que irão coligar na proporcional. O PSB inicia a convenção apresentando o projeto político para estas eleições aos filiados que estiverem presentes.

Segundo explica o presidente Ivo Konell, todos os filiados presentes terão direito a voto. “Vão ser definida as coligações, sacramentada a da majoritária, com PSB e PSDC. Na proporcional, a princípio, estamos com oito partidos confirmados: PEN, PPS, PSB, PSDC, PV, PR, PRB e PROS”, afirma Konell.

Na sequência, será debatida a composição da nominata de vereadores. “Tem que conversar bem pra que tenhamos chance de eleger pelo menos um vereador, em cada coligação”, afirma o pré-candidato a prefeito. Serão duas nominatas, encabeçadas pelo PSB e PSDC, com quatro partidos em cada chapa, explica o presidente do PSDC, Jocimar de Lima. “Temos 15 candidatos a vereador, mas vamos poder colocar só cinco, aí a Executiva do partido vai mesmo ter que votar para definir quem vai”, observa o presidente.

Com data da convenção marcada para o dia 4 de agosto, a partir das 18h30 no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Jaraguá do Sul e Região Base (Stiajs), o PT ainda precisa saber se irá coligar, tanto na majoritária quanto na proporcional. Segundo o pré-candidato a prefeito pela sigla, Luiz Carlos Ortiz Primo, o partido tem interesse em formar aliança na majoritária, trazendo o partido aliado também para a proporcional. Para isso, conversa com siglas como PCdoB e PR.

No caso de não fechar uma composição, o PT sai de chapa pura nas duas disputas, destaca o presidente.